Segue a atualização acerca do processo de modernização.
Nos colocamos à disposição para, de forma direta, buscarmos o aprimoramento de nossa instituição.
Informamos que semanalmente, às 17 horas das sextas-feiras, realizamos reunião de avaliação na Secretaria de Tecnologia da Informação, situada no Edifício Vértice, na Enseada do Suá.
Desejando comparecer para expor pessoalmente sua reclamação ou sugestão, ficaremos honrados. A crítica construtiva é importante. Ela contribuirá para que, juntos, vençamos este desafio.
Cordialmente,
Pedro Valls Feu Rosa Secretaria de Tecnologia da Informação
_____________________________________
A situação no dia 18 de julho de 2022
_____________________________________
A resolução dos principais problemas de estabilidade apresentados pelo PJe
Problema nº 1
Erro ao tentar acessar Pje: CONEXÃO NÃO SEGURA SSO.CLOUD.PJE.JUS.BR
Resposta:
Atualizar certificado CNJ do usuário (atualizar lista de procedimentos).
Não usar o “Navegador” PJE.
Problema nº 2
Erro ao tentar acessar Pje: Erro ao tentar recuperar as informações da pessoa com CPF
Resposta:
O TJDFT encontrou a possível solução, os testes no ambiente de homologação foram realizados com sucesso e a implantação foi realizada. Um novo erro foi detectado para um pequeno percentual de usuários e a solução de contorno já está sendo testada.
Problema nº 3
Erro ao tentar acessar Pje: Não foi possível encontrar o executor da tarefa de id:sso.autenticador
Resposta:
Atualizar PJeOffice.
Problema nº 4
Erro ao tentar acessar PJe: Erro de comunicação ao tentar enviar assinatura ao servidor
Resposta:
Problema de comunicação: antivírus, rede, firewall. Solicitar nova tentativa ou em outra localidade/rede. Limpar cookies e cache.
Problema nº 5
Erro ao tentar assinar: Não há certificado válido na cadeia de certificação
Resposta:
Problema foi solucionado com a atualização das cadeias intermediárias de certificado no servidor do PJe.
Problema nº 6
Erro ao tentar acessar PJe: Usuário sem localização
Resposta:
Atribuir papel de Advogado direto pela aplicação (Tela de Pessoa Física).
Solução de contorno sendo aplicada pela equipe do PJe.
Problema nº 7
Erro na consulta ao “processo referência”
Status: Correção do TJDFT implantada em homologação.
Resultado dos testes em homologação:
- Erro pontual identificado
- Erro na data de juntada do documento recuperado
Problema nº 8
Erro Designação de audiência – sugerida
Descrição: Ao tentar realizar a designação sugerida, o sistema seleciona data e horário que já tem audiência designada (não estão livres).
Status: Erro ocorre apenas em Produção. A ser analisado.
Problema nº 9
Pesquisar processo: Erro no campo “08” do número do processo
Descrição: Ao pesquisar processo o campo do número do processo referente à identificação do Tribunal (“08”) não está preenchido automaticamente, como em 1G. Comportamento esperado: os campos “8” e “08” devem estar preenchidos ao abrir a ferramenta de pesquisa.
Status: Ocorre apenas no PJe 2G.
Identificamos que não é considerado um erro. Trata-se de uma flexibilização, pois alguns tribunais recebem processos de outros tribunais e, por isso, o sistema deve permitir a utilização de mais de um código.
Problema nº 10
Redistribuição de Processos
Descrição: A redistribuição de processos de Turma Recursal para TJES apresentou erro, quando selecionado processo com Classe x Assunto que não existe nas competências do TJES.
Status: Identificamos que trata-se de uma correção pontual a ser realizada no nosso fluxo, não tendo relação com a migração de versão.
O processo de treinamento, digitalização e cadastramento
Iniciemos pela inserção dos processos digitalizados no PJe: o mutirão criado começa a dar resultados, devidamente auxiliado por um “robô” desenvolvido pelo servidor Ronney Dutra. Já está sendo testada – até aqui com sucesso – a versão “1º Grau”, a fim de que em breve, eliminado o congestionamento no Tribunal de Justiça, possamos agilizar o processo de virtualização em todo o Estado.
Confira, na parte final deste texto, os números atualizados.
Segue, acerca do treinamento, o “link” do curso sobre o Google Drive, gentilmente ministrado pelo Servidor Marcos Rossi Marinho: https://drive.google.com/file/d/17zKgVEGHxQ2S5GFbwFrD45pMgeLumJj0/view?usp=drivesdk
Finalmente, informamos que na próxima semana será divulgado o cronograma final do processo, Comarca a Comarca, com previsão de treinamento e visita de nossa equipe.
Os “links” da Internet e eventuais instabilidades no sistema
Andamento das comarcas pendentes de migração:
Vargem Alta: apta para a realização da migração. Previsão de migração até o fim do mês de julho.
Mucurici: apta para a realização da migração. Previsão de migração até o fim do mês de julho.
Iconha: no aguardo do término da instalação por parte da operadora.
Foram iniciados os trabalhos de migração do “link” de Internet do TJES. Tal alteração elevará a capacidade de 300MB para 500MB. Em face do processo de migração, foram realizados testes que geraram instabilidades na quinta-feira (14/07) entre 18 e 20 horas e na sexta-feira (15/07) entre 9 e 11 horas. Também nesta semana poderão ocorrer instabilidades no uso da Internet e dos sistemas, afetando os usuários internos.
A instalação dos novos computadores
Estamos na fase final da primeira sequência de atualização dos sistemas. A Comarca de Linhares será a próxima a receber os novos computadores.
Dentro de mais alguns dias teremos a previsão de chegada de um novo lote de equipamentos adquiridos pelo Tribunal de Justiça.
O PJe Criminal
A partir do dia 18 de agosto será iniciado o treinamento dos usuários – inclusive no âmbito da Polícia Civil.
No dia 30 de agosto teremos o sistema como um todo funcionando em quatro Comarcas. A partir delas corrigiremos os problemas eventualmente encontrados, com vistas a uma expansão gradual do sistema.
O suporte aos usuários
Solicitamos a todos os usuários que respondam a pesquisa de satisfação apresentada ao final de cada atendimento. A empresa prestadora de serviço tem por obrigação atingir a meta de 90% de satisfação.
Em abril o índice de satisfação dos usuários ficou em 59,93%. Em junho o índice alcançou 88,06%. No dia 15 de julho o índice está em 87,85%.
Falemos, agora, da “fila” de atendimentos. No dia 1º de abril estavam pendentes 711 chamadas via telefone e 552 presenciais – um total de 1.263 atendimentos em atraso. No dia 15 de julho estão pendentes 157 chamadas via telefone e 84 presenciais – um total de 241 atendimentos em atraso.
Esperamos dentro em breve normalizar definitivamente este quadro. Pedimos desculpas.
Considerações finais
Durante algum tempo “focamos” na atualização da versão do PJe e na adesão à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ). Foi algo necessário, por conta dos cronogramas estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.
Após este relevante marco é hora de nos dedicarmos à estabilização final do sistema e solução dos problemas encontrados pelos usuários.
Assim procederemos nas próximas semanas, consolidando as bases para os avanços que em breve acontecerão.