Inteligência Artificial do TJES oferece Análise contextual de Precedentes Jurídicos. Entenda a inovação

" "

O modelo de IA analisa o contexto jurídico de uma petição inicial, sendo capaz de identificar e sugerir os casos parecidos.

Mais uma solução inovadora vai entrar em campo para auxiliar o trabalho de magistradas e magistrados do Tribunal de Justiça do ES (TJES). O Acelerador baseado em Inteligência Artificial Generativa oferece uma Análise de Precedentes Jurídicos que vai não só economizar tempo, mas também melhorar a qualidade da argumentação jurídica, fornecendo uma base sólida de decisões para respaldar as teses apresentadas.

Como essa IA funciona? O modelo de IA analisa o contexto jurídico de uma petição inicial, sendo capaz de identificar e sugerir os casos parecidos, por meio da comparação dos contextos jurídicos da petição com toda a base de precedentes criada no Brasil.

Essa base de precedentes é atualizada diariamente e inclui decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), como os temas de Repercussão Geral e as Súmulas Vinculantes, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com os Temas Repetitivos, Incidentes de Assunção de Competência (IAC) e Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), bem como de todos os Tribunais Estaduais (IRDR e IAC), garantindo que os usuários tenham acesso a um leque completo e atualizado de jurisprudência relevante.

Vitória, 13 de agosto de 2025

Texto: Carol Veiga.

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

Pular para o conteúdo