Judiciário realiza curso de preparação para adoção em Aracruz

A ação é voltada para pessoas que já iniciaram o processo de adoção.

A Comarca de Aracruz realiza, durante o mês de maio, o Curso Preparatório de Habilitação para Adoção. Os encontros acontecerão nos dias 27 de maio e 03 de junho, no Auditório da Promotoria de Justiça. A ação é voltada apenas para pessoas que já iniciaram o processo de adoção.

O curso será desenvolvido pela equipe da Central de Apoio Multidisciplinar de Linhares, e é obrigatório para as pessoas que desejam adotar e já ajuizaram ação para adoção, sendo um pré-requisito para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).

Para o assistente social Valdécio Carlos da Silva Júnior, integrante da equipe técnica, a participação dos pretendentes é fundamental para conhecer a realidade da adoção no Brasil e na Comarca de Aracruz em particular. “Através do curso, as pessoas começam a entender a lógica de funcionamento do processo de adoção, que é encontrar famílias para as crianças e adolescentes, e não encontrar crianças e adolescentes para as famílias, ou seja, a prioridade absoluta é da criança e do adolescente”, ressaltou o servidor.

Para tanto, durante essa formação, serão abordados temas como: a motivação para adoção, mitos e preconceitos relacionados à adoção, e a reavaliação do perfil da criança ou adolescente a ser adotado, entre outros.

O programa preparatório é um dos pré-requisitos para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá esperar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.

Campanha “Esperando por Você”

Nesse mês, para lembrar o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo desenvolveu a Campanha “Esperando por Você”. O intuito é, além de estimular a adoção tardia, apresentar seres humanos cheios de carinho, habilidades e sonhos, que podem completar o lar de muitas famílias.

Crianças e adolescentes que estão prontos para adoção aparecem em fotos e vídeos expressando suas personalidades, brincam, contam sobre o que gostam de estudar e o que desejam para o futuro. O conteúdo está disponível no site de busca ativa www.esperandoporvoce.com.br

As fotos também fazem parte de uma exposição itinerante, que já passou pelos Shoppings Moxuara e Praia da Costa, e ainda pode ser conferida de 26 a 31 de maio, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Já os vídeos, são exibidos antes das sessões do Cine Jardins, em Vitória, que também apoiou a iniciativa.

Vitória, 26 de maio de 2017

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo