A maioria das ocorrências foi referente a autos de prisão em flagrante.
Durante o período do recesso forense, de 20 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, o Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo recebeu 1.157 ocorrências de 1º grau. O atendimento foi presencial, das 12 horas às 18 horas, na sede do Tribunal de Justiça, atendendo as comarcas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Fundão e Santa Leopoldina. Após esse horário, o atendimento foi feito pelo sistema de sobreaviso.
As ocorrências se referem a 12 alvarás de soltura; 80 autos de apreensão de menor; 365 autos de prisão em flagrante; 269 pedidos de medida protetiva; 35 internações hospitalares; 13 liberações de corpos; somando 774; e outras 383 ocorrências, como interdição, visita e guarda de menor; cobrança por procedimentos médicos de planos de saúde; ações de despejo por falta de pagamento; suspensão de protesto; restrição judicial de veículo; e medida cautelar nominada.
Durante o período de recesso forense, houve plantão de 24 horas tanto no primeiro quanto no segundo grau, para não prejudicar os cidadãos que necessitavam dos serviços urgentes do Poder Judiciário.
A juíza diretora do Fórum de Vitória, Débora Maria Ambos Correa da Silva, que coordenou os trabalhos no TJES relacionados ao 1º grau durante o recesso, disse que este ano ocorreu uma inovação, pois anteriormente eram realizados plantões no recesso em algumas comarcas. Este ano, centralizado no Tribunal de Justiça, o movimento foi grande e proporcionou uma economia de água, luz e telefone por não ocorrer em vários locais ao mesmo tempo. O plantão de 1º grau no TJES teve a presença de dois juízes da área Cível e de dois juízes da área Criminal.
Vitória, 13 de janeiro de 2015
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br
Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br