O tema da palestra foi a expectativa do magistrado na atuação do perito contábil.
A expectativa do magistrado na atuação do perito contábil, este foi o tema da palestra ministrada pelo juiz José Luiz da Costa Altafim durante o IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo. O magistrado explica que o perito judicial é nomeado quando há um conflito e o juiz precisa de um especialista para resolvê-lo. “Quando o conflito é na área contábil, nós precisamos de dados concretos que possam nos auxiliar”, ressaltou.
A escolha do profissional leva em consideração a formação, o cadastro no órgão de classe e o conhecimento sobre o que trata o processo. “Nós temos um grande déficit de profissionais nessa área, nós precisamos saber que quem nós vamos nomear é expert”, disse o juiz José Luiz da Costa Altafim.
O evento, realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), também discutiu outros temas, como “Perícia Contábil: mercado em expansão”; “Avaliação de Risco na Análise do Controle Interno”; “Relatório dos Auditores Independentes: uma análise crítica” e “A Estrutura das Demonstrações Contábeis”. Os temas foram abordados por profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos e estudos na área de Contabilidade.
Vitória, 1º de setembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br