Juiz Sérgio Ricardo é indicado pelo STJ para compor CNMP

sergio 130O nome do magistrado capixaba ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.

sergio 400O juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Especializada em Execuções Fiscais Estaduais de Vitória, Sérgio Ricardo de Souza, foi indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão de controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.

A Constituição Federal determina que os indicados sejam nomeados pela Presidência da República após aprovação do Senado. O magistrado Sérgio Ricardo de Souza exerce, atualmente, o cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages) e de vice-presidente executivo da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), a qual presidiu de outubro de 2010 a setembro de 2014.

Sérgio Ricardo de Souza é também professor efetivo do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. O magistrado conta que vê a indicação ao CNMP como uma homenagem ao Poder Judiciário do Espírito Santo. “A minha indicação é reflexo do prestígio do Poder Judiciário Estadual”, destaca.

O juiz ainda afirma que irá cumprir o papel de conselheiro previsto na Constituição Federal. “Irei trabalhar pelo aperfeiçoamento funcional da instituição”, declara Sérgio Ricardo de Souza. O CNMP foi instituído pela Emenda Constitucional 45, a mesma que criou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O CNMP é composto por 14 membros, incluindo o procurador-geral da República, que o preside, quatro membros do Ministério Público da União, três membros do Ministério Público dos estados, dois juízes indicados um pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e outro pelo STJ, dois advogados indicados pelo Conselho Federal da OAB e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada indicados pela Câmara e pelo Senado.

Vitória, 08 de maio de 2015

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo