Em 16 mutirões, foram gerados este ano cerca de R$ 8 milhões em acordos.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), por meio do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, realizou 16 mutirões de conciliação durante o ano de 2014. Em 1.987 audiências de conciliação, dentre elas, pré-processuais e processuais em 1º e 2º grau, foram gerados R$ 8.530.000,00 em acordos.
A juíza coordenadora do Cejusc, Trícia Navarro Xavier Cabral, explicou que o Tribunal de Justiça atua para tentar solucionar o maior número de processos. “A adoção de uma política que visa acabar com os processos pendentes é importante para a conciliação. Cabe ressaltar o trabalho realizado pelos juízes aposentados, que fazem parte da equipe e ajudam muito para que ocorram os acordos.”
A magistrada pontuou ainda que o objetivo é atender o máximo possível das partes nos mutirões e promover os acordos.
A juíza explica que as pessoas, fora os períodos de mutirões, podem procurar o Cejusc, em qualquer época, para que o setor analise o caso e agende uma conciliação. “Esse é um trabalho permanente do Tribunal de Justiça”, ressaltou a juíza.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania funciona no andar térreo da sede do Tribunal e Justiça, na avenida Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, Vitória.
Vitória, 22 de dezembro de 2014
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br