Magistrados dão sugestões para estudo do novo CPC

magistrados novoCPC 130

Primeira audiência pública foi realizada na tarde desta sexta, 04, no Salão Nobre do TJES.

magistrados novoCPC 400Magistrados se reuniram na tarde desta sexta-feira, 04, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), para a realização da primeira audiência pública voltada para o recebimento de propostas e sugestões para o estudo dos reflexos do novo Código de Processo Civil (CPC). O evento foi realizado pela Comissão de Estudo do Novo CPC, presidida pelo desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, que no próximo dia 18 realiza um novo encontro, voltado para advogados.

Durante a audiência, os principais pontos levantados pelos presentes foram de questões relativas à audiência de custódia, à adaptação do sistema e-JUD e à reestruturação das unidades judiciárias cíveis.

O juiz Délio José Rocha Sobrinho foi um dos que defendeu uma reestruturação no âmbito do Poder Judiciário. Para o magistrado, “antes, no primeiro grau, nós tínhamos uma estrutura de cartório e uma estrutura de gabinete. Minha proposta é que as essas duas estruturas possam ser fundidas para uma estrutura única de juízo, onde essas pessoas de cartório possam fazer um melhor assessoramento do juízo, fazendo pesquisa e até mesmo minutando alguns despachos e provimentos”, explicou o juiz.

Objetivo cumprido

O presidente da Comissão, desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, afirmou que a audiência cumpriu a finalidade esperada.  “As propostas trazidas foram importantes. Tanto para os fóruns com maior volume de processos, como também para os fóruns que são de juízo monocrático”, disse Bravin.

 Para ele, o que mais chamou a atenção foi que “as sugestões contemplaram desde as maiores estruturas que temos no Estado até as menores.”

Canal de comunicação

O desembargador lembrou ainda que magistrados, advogados e sociedade civil podem encaminhar suas sugestões, necessidades e propostas para o e-mail  estudosncpc@tjes.jus.br.

Comissão de Estudo do Novo CPC

A comissão que estuda os reflexos do novo CPC, tanto na 1ª quanto na 2ª instâncias, foi instituída por meio do Ato Normativo nº 170/2015, publicado no e-diário do último dia 18 de agosto. Além do desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, compõem a comissão os juízes Délio José Rocha Sobrinho, Júlio César Babilon, Manoel Cruz Doval, Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer Elesbon, Thiago Xavier Bento e Bruno Silveira de Oliveira. O novo Código de Processo Civil entra em vigor no dia 17 de março de 2016, um ano após a data de sua publicação oficial.

 

Vitória, 04 de setembro de 2015.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elvio Filho –  esfilho@tjes.jus.br

 

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

 

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo