Magistrados e servidores participam de formação

valores humanos 130O curso “Valores Humanos”, que acontece em agosto e setembro no auditório da Corregedoria Geral está com novas datas.

Servidores e magistrados do Tribunal de Justiça, que atuam nas Varas da Infância e da Juventude, participam em agosto e setembro da “Formação em Valores Humanos”. O curso será ministrado pelo professor Gonçalo Medeiros, presidente do Instituto Nacional de Educação em Valores Humanos. A novidade é que os servidores poderão escolher participar da capacitação no dia 22 de agosto ou no dia 05 de setembro. Já a capacitação para magistrados acontece exclusivamente no dia 29 de agosto. As mudanças no cronograma foram publicadas no e-diário  da última sexta-feira, 15. 

A capacitação é uma oportunidade para reflexão sobre os valores na sociedade atual, auxiliando o servidor e o juiz ao lidar com histórias de vida de crianças e adolescentes em situação de risco e suas famílias. “A formação vem nos ajustar com as realidades dessas pessoas. É um olhar diferente para a criança abandonada, para o adolescente infrator e para os familiares deles”, explica a juíza Janete Pantaleão, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude.

A iniciativa para a realização do curso partiu da magistrada, que ressalta a importância da formação não só para a vida profissional do servidor, mas também para o lado pessoal. “A gente lida muito com o Direito e o Direito é pragmático. A principal importância dessa formação é preservar os vínculos afetivos, pois eles têm outra esfera do saber, que não o Direito”, observa.

Janete Pantaleão lembra ainda dos resultados positivos obtidos após o curso, que foi aplicado nas escolas públicas de ensino fundamental da Serra. “O índice de conflito escolar reduziu a tal ponto que nós não recebemos mais nenhuma representação criminal ou denúncia de conflito”, explica a juíza.

Os servidores convocados devem confirmar sua inscrição até o dia 08 de agosto, através da seção de eventos na página eletrônica da EMES, no Portal do TJES. A capacitação acontece de 08h às 17h, conforme a programação, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça.

Vitória, 18 de agosto de 2014

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Laísa Rasseli | elcrsilva@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo