Diversas medidas estão sendo tomadas visando ao reconhecimento constante da dedicação dos servidores do PJES.
Em reconhecimento à dedicação e ao aumento de produtividade, a presidência do TJES prossegue com o programa de valorização dos servidores. Diversas medidas estão sendo tomadas visando o reconhecimento constante da dedicação dos servidores do PJES. A mais recente, publicada no Diário de hoje, 07/07/25 dobra o valor do auxílio alimentação no mês de julho, para todos os servidores.
Outra medida recente – anunciada no ano passado e disponibilizada no SEI há algum tempo – foi a abertura do processo de promoção de 2025. Além disso, já foram indenizados períodos de férias para servidores em 2024 e em 2025. Outras medidas estão sendo implementadas e serão anunciadas em breve.
O TJES tem um quadro de servidores altamente qualificado e a grande maioria merece o reconhecimento pela dedicação e esforço que têm prestado ao Poder Judiciário e aos cidadãos capixabas. A presidência do TJES entende que nada mais justo do que reconhecer a dedicação dos servidores através da valorização dos que estão se destacando. As últimas medidas trouxeram valorização coletiva. No entanto, os índices de produtividade são acompanhados individualmente e por unidade e, em muito em breve, o TJES irá reabrir o prêmio William Couto para identificar os melhores índices de desempenho e produtividade de cada servidor, premiando aqueles que se destacarem com todos os benefícios e vantagens previstos na resolução aprovada ano passado. Essa valorização, além do reconhecimento da dedicação dos servidores, simplesmente refletirá a melhoria e o aumento da prestação jurisdicional, beneficiando diretamente os cidadãos capixabas.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores e esclarece que a promoção de 2025 já estava devidamente autorizada e em trâmite no SEI há algumas semanas, em processo público e transparente.
Importante destacar que essa iniciativa foi conduzida exclusivamente pela Presidência, não tendo ocorrido, em 2025 ou mesmo no segundo semestre de 2024, qualquer reunião institucional sobre o tema. Ademais, o Procedimento de Controle Administrativo movido contra a promoção aberta no ano de 2024 foi arquivado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Em 2023, o Tribunal superou um passivo histórico ao realizar três promoções no mesmo exercício — duas pendentes e a correspondente àquele ano — colocando todos os ciclos em dia. À época, o Presidente anunciou que a promoção de 2025 ocorreria dentro do prazo legal, o que está sendo rigorosamente cumprido.
A atual gestão segue determinada em promover avanços concretos na valorização dos servidores, assegurando que esse reconhecimento se reflita diretamente na qualidade e eficiência da prestação jurisdicional a toda a sociedade capixaba.
Vitória, 07 de Julho de 2025
Com informações da Presidência do TJES.
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br
Foto: Drazen Zigic