Meta 2: TJES alcança primeiro lugar na Região Sudeste

metas 130 copiarO TJES cumpriu 93,45% da Meta, com o julgamento de processos mais antigos.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) alcançou o primeiro lugar da Região Sudeste no cumprimento da Meta 2 de 2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), totalizando o julgamento de 114.964 processos antigos até 2014. A Meta 2 estabeleceu a identificação e julgamento de 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2010 no 1º grau, e até 31 de dezembro de 2011 no 2º grau. O TJES cumpriu 93,45% da Meta 2, priorizando o julgamento de processos que tramitam há mais tempo na Justiça.

O juiz assessor especial da Presidência do TJES, Fernando Augusto de Mendonça Rosa, destaca que a priorização dos processos mais antigos já observa o novo Código de Processo Civil, que entra em vigor em 2016 e estabelece o julgamento dos processos por ordem cronológica. “A Presidência está priorizando a força de trabalho para a identificação e julgamento desses processos para desafogar a Justiça. Nós já estamos nos preparando para seguir o que determina o novo CPC”, frisa o magistrado.

O gestor da Meta 2 no TJES, juiz Thiago Vargas Cardoso, comenta que a ideia é priorizar as pessoas que estão aguardando há mais tempo um posicionamento da Justiça. “Esses processos têm uma importância muito grande porque as partes já aguardam há algum tempo pelo julgamento, o que acaba criando uma angústia. As pessoas esperam a solução dos seus conflitos e o Judiciário capixaba tem dado resposta a essas demandas da sociedade. Houve esforço por parte dos juízes e serventuários para que esses processos fossem identificados e julgados”, afirma.

O TJES também está implementando medidas para aumentar a produtividade da Justiça capixaba. “Com a reestruturação do Poder Judiciário Estadual, nós estamos redimensionando a força de trabalho entre as unidades judiciárias a partir da distribuição dos processos. Além disso, temos o Processo Judicial Eletrônico, lançado em abril e que traz celeridade à tramitação processual. Também estamos aprimorando os Núcleos de Conciliação e a realização de mutirões de julgamento. Com isso, poderemos atingir índices, até mesmo superiores, em outras Metas”, explica o juiz Fernando Rosa.

Vitória, 08 de maio de 2015

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani – nfbongiovani@tjes.jus.br
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo