Neste mês de agosto, uma série de novas entregas de Inteligência Artificial terão destaque em nossas mídias. Acompanhe.
A primeira entrega do “Mês da IA no TJES” é a ferramenta de transcrição de áudio e vídeo que vai revolucionar a forma tradicional de trabalho de diversos setores. O que ela faz? Transcreve de forma rápida trechos de audiências e sessões por meio de Inteligência Artificial. A ferramenta vai agilizar e facilitar o trabalho de servidores e magistrados, pois não precisarão gastar horas de esforço para digitar aquilo que foi dito oralmente.
A IA de transcrição tem diversas características que destacam a utilidade da ferramenta. Em primeiro lugar, a velocidade na transcrição: Uma hora de conteúdo é transcrita em aproximadamente seis minutos.
Essa Inteligência Artificial também gera resumos de vídeos e áudios, extrai tópicos principais de depoimentos, audiências e sessões de julgamentos. Outra funcionalidade é a busca rápida por palavras-chave, levando ao exato momento do áudio ou vídeo em que a palavra ou o diálogo foram ditos.
Além disso, a IA de transcrição do TJES consegue detectar alternâncias de vozes e identificar os interlocutores. Outra característica muito interessante é que IA do TJES consegue realizar buscas contextuais de informações, não apenas semelhança sintática.
“Em um mundo em constante evolução, as ferramentas de Inteligência Artificial implantadas no TJES serão de grande valor para aprimorar o trabalho de todos. Os objetivos são aumentar a eficiência, a transparência, garantir a precisão dos dados e a imparcialidade dos sistemas, sempre gerenciado pelo olhar humano e com base em princípios éticos”, afirma o Presidente do TJES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr.
Prepare-se, pois, neste mês de agosto, uma série de entregas de Inteligência Artificial terão destaque em nossas mídias. Serão novas ferramentas que vêm para acelerar e transformar práticas jurídicas tradicionais, oferecer soluções que automatizam tarefas repetitivas, analisar volumes de dados e até prever resultados. Tudo isso sob a coordenação humana, ética e as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Vitória, 1 de agosto de 2025
Texto: Carol Veiga.
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES