A nova ferramenta conta com tecnologia de ponta para assegurar um atendimento mais eficiente e ágil para quem precisa de informações da Justiça estadual.
Em mais uma ação para desburocratizar e tornar mais ágil o atendimento do Judiciário aos cidadãos, o Tribunal de Justiça do ES (TJES) lança a nova versão do Balcão Virtual, uma solução inovadora dos canais de atendimento das unidades do Poder Judiciário do Espírito Santo. Com interface intuitiva, focada na praticidade para o usuário, a nova ferramenta conta com tecnologia de ponta para assegurar um atendimento mais eficiente e ágil para quem precisa de informações da Justiça estadual.
Agora, o Balcão Virtual vai permitir múltiplas sessões ao mesmo tempo, com a substituição das tradicionais salas virtuais por atendentes dedicados a cada cidadão, sem limitações no número de atendentes online. Além disso, a integração dos servidores ao balcão das unidades judiciárias será feita de forma imediata.
A ordem de atendimento será organizada automaticamente, com base nas prioridades legais, e os advogados terão uma fila exclusiva para garantir mais agilidade no acesso ao Balcão Virtual. E para certificar a qualidade do serviço prestado, haverá uma avaliação permanente após o encerramento dos atendimentos.
Por meio deste serviço, a cidadã ou cidadão consegue tirar suas dúvidas de forma online por videoconferência, sem agendamento prévio e durante o horário de atendimento ao público. O serviço é oferecido de forma individualizada e o acesso pode ser feito pelo botão Balcão Virtual, no Portal TJES, ou pelo endereço eletrônico a seguir: https://www.tjes.jus.br/balcao-virtual/
A pessoa deve digitar o nome da unidade judiciária com a qual quer fazer contato, marcar se é advogado ou tem direito a atendimento prioritário, e clicar no botão Avançar. Em seguida, a usuária ou usuário deve conferir o horário de atendimento, informar o nome completo e clicar em “Solicitar Atendimento Virtual”.
Em seguida, o sistema informará sua posição na fila de espera. E quando aparecer a mensagem “O seu atendimento será iniciado”, clique no botão “Entrar na sala virtual”. Neste momento, clique em “Pedir para participar”, após informar novamente o nome para entrar na sala de atendimento do aplicativo Google Meet, que deverá estar instalado no aparelho. E não se esqueça de permitir o uso da câmera e do microfone.
Mas, atenção! O Balcão Virtual não substitui o peticionamento através dos sistemas de processos eletrônicos adotados pelo TJES, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições ou para atendimento nos gabinetes de magistradas e magistrados.
Vitória, 20 de maio de 2025
Texto: Carol Veiga com informações de Wesley Pereira Pimentel
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
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