O desembargador Fabio Clem também disse que pretende aprimorar a interlocução institucional.
O novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, empossado em Sessão Solene realizada na tarde desta quinta-feira (16) ressaltou que a meta que guiará o Biênio 2022-2023 será a conclusão da implantação do Processo Judicial Eletrônico em todas as unidades judiciárias do Estado, assim como seu constante aperfeiçoamento.
Enfim, o foco será a adoção de ferramentas tecnológicas, que capacitem e modernizem as rotinas administrativas, possibilitem o acompanhamento diário do cumprimento de metas, e confiram agilidade e eficiência ao sistema de execução das atividades.
“Esse será o centro das atenções em torno do qual gravitarão os mais concentrados esforços, pois só estas ferramentas são capazes de nos dar capacidade de diagnosticarmos com um alto nível de segurança os gargalos de nossas necessidades, encurtarão distâncias eliminando parte considerável da burocracia do serviço público que prestamos, propiciarão diminuirmos custos, otimizarão a utilização dos recursos disponíveis e preservarão a interiorização do serviço prestado pelo Judiciário”, ressaltou.
Outra meta apontada pelo desembargador Fabio Clem de Oliveira para o Biênio 2022-2023 é o aprimoramento do diálogo e da interlocução institucional, por meio do compartilhamento prévio com o Tribunal Pleno das ideias sobre as políticas administrativas do órgão.
“É imprescindível que resgatemos o diálogo como ferramenta de extração dos denominadores comuns das múltiplas ideias que permeiam a subjetividade de todos os que fazem parte do Poder Judiciário. Precisamos de coesão de princípios e que nos aproximemos uns dos outros para cumprirmos o dever constitucional de prestar a jurisdição de uma forma segura e previsível, de sorte que as decisões judiciais se aproximem o tanto quanto possível dos anseios da sociedade”, afirmou.
Em seu discurso, o desembargador também pontuou sua preocupação com a defasagem de magistrados e servidores em atuação no Poder Judiciário: “Precisamos construir condições de repor a força de trabalho perdida e isto implica criarmos a cultura de que no planejamento estratégico da administração o interesse público há sempre que prevalecer sobre o interesse privado e que uma administração seja sempre a continuidade da implementação das boas práticas administrativas que já vêm sendo adotadas, sem perder a noção da necessidade de aperfeiçoamento das que vão se mostrando defasadas em relação às exigências do dia a dia”.
Em relação à pandemia da Covid-19, o presidente tornou público seu compromisso com as medidas de biossegurança. “Como manifestação de respeito e solidariedade a todas as famílias enlutadas que perderam entes queridos pela doença que assola e entristece o mundo, e como forma de tornar público o compromisso com a manutenção das medidas de cautela e proteção para evitar a circulação do vírus, dentre as formas possíveis de iniciar esta manifestação seria impróprio não registrar que nesta data o Brasil ultrapassa o número de 617.000 vidas perdidas pela Covid-19”, disse.
O desembargador Fabio Clem ainda frisou que assume hoje o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Estado com a perfeita consciência da impessoalidade da atividade e da elevada honra da função, sem vaidades.
“Encaro-a como o cumprimento de mais um ciclo a que me dispus, comparo-a a uma corrida de revezamento, em cujo percurso que me cabe, dispensarei toda dedicação para fazer o melhor possível, pois não há soluções mágicas e nem planos mirabolantes para o complexo de demandas que o Poder Judiciário deste Estado tem tido a necessidade de administrar, ora por razões orçamentárias ora por razões fiscais”, enfatizou o novo presidente do TJES.
Para encerrar, o presidente concluiu que se dispõe a ser “um coordenador do debate e um porta-voz das decisões do Tribunal Pleno, que presará sempre pelo diálogo e rogará sempre pela participação de todos para a construção e consolidação de ideias, que representem a síntese do pensamento preponderante, democraticamente extraído dos debates”.
Confira a íntegra do discurso do novo presidente do TJES em: https://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/16dezembro2021_disc_posse_des_fabio_clem.pdf
Vitória, 16 de dezembro de 2021
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br