Essa etapa é voltada para a resolução de questões práticas vinculadas aos sistemas informatizados utilizados pelo TJES.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Escola da Magistratura (Emes), realiza nos dias 16, 17 e 18 de junho mais um módulo do curso de formação dos novos magistrados, que tomaram posse no final de maio. Esse módulo é voltado para a resolução de questões práticas vinculadas aos sistemas informatizados utilizados pelo TJES.
A expectativa é que toda a formação tenha uma duração em torno de três meses. Nesse período, os novos juízes terão aulas teóricas, práticas e, ainda, terão um tutor para orientá-los nesse início de carreira.
O presidente da Emes, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, explicou que o curso não vai ensinar o que os magistrados já estudaram durante esse período de concurso, mas sim tirar as dúvidas nas mais diversas áreas do Direito. Vão discutir o código de ética da magistratura, buscando sempre um equilíbrio e a serenidade nas decisões. “É um curso para auxiliar nas dificuldades, pois terão aulas de administração, gestão processual e gestão de pessoas, já que hoje o CNJ exige que o juiz seja o gestor do Cartório; aulas práticas de audiências, de conciliações e do Tribunal do Júri”, explicou Meira Brasil.
O curso é uma exigência da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) e as aulas teóricas vão acontecer às segundas-feiras, pela manhã, e as práticas serão às sextas-feiras. Os novos magistrados terão que cumprir um total de 480 horas/aula.
Vitória, 17 de junho de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Andrea Resende e Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br