Palestra promovida pelo Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha chega às escolas de Ecoporanga

Ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha chega às escolas de Ecoporanga.

O ônibus rosa esteve presente na cidade nesta quinta (03) e sexta-feira (04).

A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, previne, há mais de 18 anos, a violência contra a mulher no Brasil. O nome da Lei n° 11.340 é em homenagem à biofarmacêutica cearense e sobrevivente Maria da Penha Maia Fernandes. Além dos danos psicológicos ocasionados pelos anos de agressões físicas e verbais que vivenciou antes do crime, a dupla tentativa de feminicídio que ela sofreu em 1983, também a deixou paraplégica. O caso chegou a ganhar proporção internacional e depois de anos de luta por justiça, seu ex-marido foi condenado em 2002, 19 anos após o crime.

Crianças assistem a uma palestra na quadra da escola em Ecoporanga/ES.

E esta luta continua. O ônibus rosa percorre atualmente todo o Espírito Santo com o objetivo de dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Além dos atendimentos, o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha realiza palestra em que aborda a Lei, a fim de conscientizar mulheres de todas as idades sobre seus direitos.

Presente em Ecoporanga nesta quinta (03) e sexta-feira (04), a palestra ocorreu na Escola Estadual de Ecoporanga, Escola Palmeiras e Escola Municipal Professora Benedita Monteiro e alcançou cerca de 370 estudantes.

Deruaite Morais, coordenadora do Creas, ressaltou o impacto positivo da ação. “Para mim, enquanto coordenadora, foi um privilégio participar dessa ação, que enfatiza uma temática tão importante como a violência contra a mulher. Nas ruas, as pessoas passavam e queriam saber sobre o que se tratava. Nas escolas, os alunos ficaram eufóricos com o ônibus e fizeram várias perguntas. A ação foi um sucesso total, conscientizou a população e sanou muitas dúvidas”, afirma.

A iniciativa também contou com o apoio de parceiros, prestando serviços, como a Secretaria de Saúde, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria de Educação e o Núcleo Margaridas.

Autoridades diversas posam para foto.

Vitória, 04 de outubro de 2024

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Robertha Araújo | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo