Unidade recebeu o nome da mãe do des. Carlos Henrique Rios do Amaral.
O município de Iúna ganhou uma Agência Transfusional, conhecida popularmente como ‘Banco de Sangue’. A novidade é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário do Espírito Santo e o Hospital Santa Casa do munícipio. A unidade hemoterápica foi instalada a partir de recursos vindos da aplicação de penas pecuniárias e recebeu o nome de Semírames Rios do Amaral, mãe do desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral.
Segundo o juiz titular da Comarca, Marco Aurélio Soares Pereira, a doação é fruto de um trabalho realizado nas prestações pecuniárias, as quais possibilitaram equipar a Santa Casa de Misericórdia com aparelhos de última geração, uma vez que o Banco de Sangue de Iúna estava fechado há vários anos.
A nova unidade tem o objetivo de oferecer segurança aos cirurgiões durante a realização de procedimentos cirúrgicos, nos quais os pacientes correm o risco de hemorragias. Além disso, a unidade ainda vai possibilitar a prestação de socorro imediato a pacientes ou vítimas de perfurações por arma e fogo ou arma branca, bem como tratamento de pacientes com anemia crônica.
O nome da unidade foi uma homenagem à senhora Semírames Rios do Amaral, esposa do desembargador Epaminondas Amaral filho, ex-juiz de Direito da Comarca de Iúna, onde residiu por 18 anos e se casou com Semírames. Os dois filhos do casal, o desembargador Carlos Henrique e Epaminondas Amaral Filho, cresceram no munícipio e participaram da solenidade de inauguração.
Vitória, 20 de agosto de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Jéssica Cardoso | elcrsilva@tjes.jus.br