Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma a cada cinco pessoas irá precisar de sangue um dia. Ele é responsável por diversas funções no corpo, como a coagulação, o transporte de oxigênio e a defesa contra infecções. Isso significa que é importante que haja voluntários dispostos a realizar a doação.
Pensando nisso, a Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde – CSPS retomou o projeto “Banco de Dados de Doadores de Sangue do Poder Judiciário”. Esta ação irá atender aos servidores e aos familiares que, em algum momento de suas vidas, necessitarem de doação de sangue.
O projeto irá criar um banco de dados para armazenar informações de doadores, que serão contactados quando houver necessidade. Assim, quanto maior o número de cadastros, mais eficiente será o Banco de Doadores. Tanto servidores, quanto seus familiares poderão se cadastrar.
Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 67 anos, ter peso acima de 50kg e não estar em jejum. Além disso, antes de realizar a doação, é preciso evitar alimentos gordurosos; repousar por, pelo menos, 6 horas na noite anterior; não ingerir bebidas alcoólicas; e evitar fumar por, no mínimo, 2 horas. Recomenda-se que o homem realize quatro doações e a mulher realize três, por ano, com intervalos de 60 e 90 dias, respectivamente.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e, portanto, poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. A decisão de doar sangue pode mudar o destino de muitas pessoas. É um gesto simples que faz bem para quem doa e para quem recebe.
Impedimentos temporários:
-
Gripe ou resfriado;
-
Gravidez e amamentação;
-
Pós-parto: (parto normal, 90 dias e cesariana, 180 dias);
-
Uso de alguns medicamentos (deve ser avaliado por critério médico);
-
Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
-
Extração dentária: 72 horas;
-
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
-
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
-
Transfusão de sangue: 1 ano;
-
Tatuagem: 01 ano;
-
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
-
Consumo de alcoólicas: 12 horas.
Impedimentos definitivos:
-
Hepatite após os 10 anos de idade;
-
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), HTLV I e II e Doença de Chagas;
-
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
-
Malária;
-
Asma brônquica grave;
-
Antecedentes de choque anafilático.
Cuidados pós-doação:
-
Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
-
Aumentar a ingestão de líquidos;
-
Não fumar por cerca de 2 horas;
-
Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas;
-
Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas;
-
Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.