Pauta concentrada do 4º Centro Judiciário de Solução de Conflitos terminou nesta sexta-feira

Os dois juízes aposentados posando pra foto

Os magistrados aposentados José Machado e Benjamin de Azevedo Quaresma atuaram de forma voluntária nas sessões de mediação.

O 4ª Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizou esta semana uma ação de mediação para solucionar de forma consensual cerca de 80 processos cíveis, de família, e órfãos e sucessões remetidos ao Tribunal de Justiça (TJES) em grau de recurso. A pauta concentrada, contou com a participação dos magistrados aposentados José Machado e Benjamin de Azevedo Quaresma, que atuaram de forma voluntária nas sessões de mediações.

Logo que se aposentou, o juiz José Machado abraçou a vocação altruísta de ajudar as pessoas a resolverem de forma conjunta seus conflitos por meio do Judiciário, e hoje já são mais de 10 anos de serviços prestados com a missão de tornar o mundo um lugar melhor e mais pacífico.

“Toda decisão é tomada a dois ou a três, os seus interesses são discutidos ali, então são elas que decidem, não é quem está presidindo a sessão, assim elas tomam responsabilidade pela sua decisão”, explicou Machado.

Aposentado em janeiro deste ano, o magistrado Benjamin de Azevedo Quaresma também se voluntariou para ser conciliador no Tribunal de Justiça e está muito feliz. O juiz explicou que, como os processos da pauta desta semana já foram objeto de sentença ou de alguma decisão no primeiro grau e foram enviados por desembargadores e desembargadoras, o enfrentamento de uma possibilidade de uma tentativa de conciliação tem que ser mais cautelosa para se chegar a uma solução negociada que interessa às duas partes.

“Porque a conciliação é uma negociação e isso implica as pessoas saberem renunciar alguma coisa para poder chegar a uma situação que todos, na verdade, ganham”, enfatizou o magistrado aposentado.

Os dois juízes participando de uma mediação

A ação também teve a participação da magistrada Fabíola Casagrande Simões e do magistrado Tiago Albani, que integram o Grupo de Trabalho do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), supervisionado pela desembargadora Janete Vargas Simões.

Todos os processos da pauta foram previamente encaminhados por desembargadoras e desembargadores do TJES e as partes foram convidadas a participar das sessões, que foram conduzidas por mediadores judiciários voluntários.

Contudo, pessoas que possuem processos em tramitação no Tribunal de Justiça, em grau de recurso, também podem solicitar uma sessão de mediação a qualquer momento no 4ª Cejusc. Os contatos são: 4cejusc2grau@tjes.jus.br e (27) 3334-2737 ou 3334-2753.

Saiba mais sobre a mediação e a conciliação em: https://www.tjes.jus.br/institucional/nucleos/nupemec/

Vitória, 18 de agosto de 2023

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | imprensa@tjes.jus.br
Assessora de Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo