Pessoas em situação de rua, população indígena e socialmente vulnerável são os focos da Semana Nacional do Registro Civil

Autoridades posam para foto.

Solenidade na Casa do Cidadão, em Vitória, nesta segunda, 12/5, marcou início do evento nacional.

Cidadania e dignidade são as palavras chaves da Semana Nacional do Registro Civil que foi aberta na manhã desta segunda, 12/5, na Casa do Cidadão, em Vitória. A solenidade do “Registre-se”, a Semana Nacional do Registro Civil, é uma iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça e vai acontecer de 12 a 16 de maio em todo o Estado. Seus principais focos são: a população indígena, as pessoas em situação de rua e a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, sem prejuízo do atendimento dos demais segmentos da população socialmente vulnerável.

A ação integra o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro civil e de ampliação ao acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça juntamente com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é erradicar a falta de registros civis de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a cidadania plena.

William Silva.

Para abrir o evento, o Corregedor Geral da Justiça, o desembargador William Silva, cumprimentou a todos e em seu discurso destacou: “É com imenso prazer que iremos realizar o Registre-se para que todos os capixabas e os que residem no Estado tenham acesso aos seus documentos básicos e, assim, possam participar das políticas públicas essenciais para o pleno exercício de sua cidadania”, afirmou.

Márcio Oliva.

Marcou presença também, o diretor do Sinoreg, Márcio Oliva Romaguera, em suas palavras: “Os documentos pessoais são cruciais para garantir a identidade e os direitos de um cidadão, permitindo acesso a serviços públicos, bancos e outros serviços essenciais. Eles também facilitam a organização e segurança da sociedade, evitando confusões e garantindo que cada indivíduo seja reconhecido de forma única”, salientou.

Vinícius Chaves.

Também estiveram presentes o Defensor Público geral do estado Vinícius Chaves de Araújo, e representando o Ministério Público Estadual. Em seus discursos todos enfatizaram a importância dessa iniciativa, e, o impacto positivo da mesma.

Lorenzo Pazolini.

“O Registre-se é muito bem vindo! Um dos papéis fundamentais do Poder Público é concretizar o acesso ao direito de ser cidadão para que todas as pessoas, com seus documentos em mãos, possam ingressar nas políticas públicas”, salientou Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.

" "

Estiveram presentes também na abertura do Registre-se, a Primeira Vice Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do ES (Sinoreg), Fabiana Aurich, o Subsecretário de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça, Marcelo Gouveia, do Perito Oficial Geral da Polícia Científica do ES, Carlos Alberto Dal Cin, o Defensor Público Geral do ES, Vinicius Chaves de Araújo, o Secretário Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi e a Secretária Municipal de Assistência Social, Soraya Manato.

Durante a semana, ficarão disponíveis diversos serviços para a população, tais como, emissão da 2a via das certidões de nascimento/casamento, emissão da 1ª via da nova carteira de identidade nacional com a Polícia Científica do Espírito Santo e muitos outros atendimentos de cunho social com a participação da Defensoria Pública Estadual, Cesan e PROCON.

Fique por dentro do cronograma da Semana Nacional do Registro Civil no Espírito Santo:

• Atendimentos na Casa do Cidadão:
12/05 – 13 às 17 horas: Atendimento voltado à população em situação de rua

13/05 a 16/05 – 09 às 17 horas: população em geral

1ª Via da nova carteira de identidade: 80 (oitenta) senhas diárias para pessoas com 12 anos completos ou mais;

2ª via de certidão de nascimento/casamento: sem limitação diária

• Solenidades de entregas da nova Carteira de Identidade Nacional:

1) População indígena (13/05/2025 – às 14 horas): Aldeia Comboios, em Aracruz/ES;

2) Internos do sistema socioeducativo (14/05/2025 – às 10 horas): Complexo de Cariacica (UNIS, UNIP I e UFI);

• Internos do sistema carcerário (14/05/2025 – às 15 horas): Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC).

Vitória, 12 de maio de 2025

 

Com informações da Corregedoria Geral da Justiça

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br

 

 

 

Pular para o conteúdo