Reuniões para mapeamento de macroprocessos acontece dias 13 e 14/10.
O segundo workshop de elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Espírito Santo acontece nesta segunda e terça-feira, 13 e 14, na Sala 1 de Treinamento do TJES. Quatro grupos formados por integrantes do núcleo de sistematização se reúnem para mapear os macroprocessos de suas áreas, assim como os recursos tecnológicos e financeiros envolvidos. De acordo com o assessor de Planejamento e Orçamento do TJES Adriano Spessimilli, o fechamento desta etapa será a consolidação desse mapeamento.
O núcleo de sistematização para elaboração do planejamento estratégico foi constituído por meio do Ato Normativo nº 209, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) desta segunda-feira (13). De acordo com o texto, o núcleo será composto por magistrados de 1º e 2º graus, indicados pela Presidência do Tribunal de Justiça no decorrer dos trabalhos; e pelos servidores Alamir Costa Louro, Aldair Procopio, Aline Carolino Santos Davel, Ana Clara Davila Guedes, Ana Paula Gireli Bissi Tatagiba, Anderson Perciano Faneli, Andrea Mesquita de Resende, Carlos Eduardo Brunoro Grillo, Christine Rossi, Cláudia Moraes Freire, Daniela Lordello Colnago, Diego Moura Cordeiro, Elson Marcelo Kunsch, Fábio Cardoso Mello, Fábio Rodrigo Cirino Leite, Fábio Vieira de Paula, Flávia Cortes Neves Leal, Giselle da Silva Coelho, Greice Venturi Provete, Jean Carlos de Oliveira, Larissa Tardin Cardoso, Maira Pereira Ferreira, Marcela Barcellos Tavares Marcheschi, Maria Helena Penedo Sardenberg, Michelle Carvalho Broseghini Monte, Michelly Ribeiro Lima, Monica Cristina Castilho Calmon, Monique Maria Lima Cabral, Paulo Roberto de Andrande Maia, Rafael Ignes Tristão, Raffaela Lage Cardinelli Oliveira, Rita de Cassia Barcellos Almeida Vidal, Sandra Carvalho Moreira Força, Tiago Aguiar Vilarinho, Valéria Cavati Ribeiro Freitas, Vanessa Pereira Fiorotti Frazzi e Wagner Oliveira Marques.
O ato também constitui o grupo de controle, para o qual será transferido o método de revisão da elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Os servidores Adriano Vieira Spessimilli, Carlos Vinicius de Arimatea, Daniel Antonio Sarmento, Fábio Santana Vieira, José Adriano Pereira, Magno dos Santos Neto, Maria Elysa Gonçalves de Souza, Pedro Paulo Gondin Simmer, Renata de Souza Santos e Simone Caliman Rangel integram o grupo.
Planejamento Estratégico do Poder Judiciário
Durante os próximos 10 meses, magistrados, servidores e cidadãos poderão participar ativamente da elaboração do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Espírito Santo, que, segundo o assessor de Planejamento e Orçamento do TJES, Adriano Spessimilli, fará uma revisão do planejamento estratégico já existente e estará alinhado com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Resolução nº 70/2009 do CNJ, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica do Judiciário, estabeleceu como objetivos a promoção da efetividade no cumprimento das decisões, a garantia da agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; e a busca da excelência na gestão de custos operacionais, dentre outros. Em julho de 2014, o CNJ também publicou a Resolução nº 198, que institui a Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020, e norteia o TJES na construção do seu planejamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional.
De acordo com Joe Weider, sócio e consultor da empresa Brainstorming, responsável pelo assessoramento do órgão, haverá um grupo estratégico de tomada de decisões, formado pelo corpo de direção da instituição; um grupo de controle coordenado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento do TJES; e um núcleo de sistematização, formado pelos representantes das mais diversas áreas, que contribuirão com o conhecimento prático sobre o dia a dia do Poder Judiciário. Haverá ainda o Comitê de Planejamento, composto por magistrados e servidores voluntários, que poderão participar de qualquer etapa.
Além desses grupos definidos, juízes e servidores poderão participar via sistema da elaboração do planejamento e acompanhar seu desenvolvimento em tempo real por meio de login e senha. Especialistas e cidadãos também poderão contribuir com a construção do planejamento do Poder Judiciário capixaba por meio de pesquisa que estará disponível no site entre os meses de novembro e dezembro.
Vitória, 13 de outubro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br