Planejamento Estratégico traça mapa de hipóteses

plan estratNesta fase, o Judiciário busca identificar sua missão e construir uma visão institucional.

planejamneto 400O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realiza, entre esta segunda-feira (09) e a próxima quarta (11), a sétima etapa do Planejamento Estratégico 2015/2020. Nesta fase, o Judiciário busca identificar sua missão e construir uma visão institucional com a elaboração de um mapa estratégico.

Este é o momento em que os servidores envolvidos trabalham com uma representação gráfica das hipóteses das estratégias que futuramente serão aplicadas ao Tribunal. O método utilizado pela Justiça capixaba é o Business Model Generation, que vai orientar a empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática na elaboração do modelo de trabalho a ser seguido pelo TJES.

Secretária-geral do Tribunal, Gisele Coelho destacou a participação de servidores de todos os setores da Justiça na elaboração do Planejamento Estratégico. “O empenho deles é muito importante para que o processo seja bem elaborado”, acrescenta.

Gerente de projetos da Brainstorming, Joe Weider da Silva diz que o objetivo final do trabalho é a entrega de um novo e completo plano estratégico para a Justiça do Espírito Santo, que vai culminar na criação de um Escritório de Projetos.

Lembre

O Planejamento Estratégico do TJES já se reuniu em outras seis oportunidades. Foram realizadas a identificação do Poder Judiciário; o diagnóstico do momento atual; a montagem e a geração de cenários; além da elaboração de mapa estratégico.

Saiba

O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual estabelecerá as diretrizes que a instituição seguirá nos próximos anos, por meio de uma revisão do planejamento já existente e em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Resolução nº 70/2009 do CNJ, que dispõe sobre o planejamento e a gestão estratégica do Judiciário, estabeleceu como objetivos a promoção da efetividade no cumprimento das decisões, a garantia da agilidade nos trâmites judiciais e administrativos; e a busca da excelência na gestão de custos operacionais, dentre outros. Em julho de 2014, o CNJ também publicou a Resolução nº 198, que institui a Estratégia Nacional para o Poder Judiciário no período 2015/2020, e norteia o TJES na construção do seu planejamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional.

Vitória, 09 de Fevereiro de 2015

Texto: Leonardo Quarto | laquarto@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo