Poder Judiciário e Governo do Estado criam o Núcleo de Justiça 4.0 de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro

Na ocasião também foi criada uma Vara Criminal Colegiada para julgar crimes praticados por organizações criminosas.

Autoridades locais e nacionais dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo estiveram presentes no Tribunal de Justiça do ES (TJES), na tarde desta quarta, 10/9, para a assinatura do Ato Normativo que cria o Núcleo de Justiça 4.0 de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (NJ4-ORCRIM), um marco no fortalecimento da luta contra o crime organizado no Espírito Santo. O Presidente do Tribunal de Justiça do ES (TJES), Des. Samuel Meira Brasil Jr abriu o evento ao lado do Ministro Mauro Campbell, Corregedor Nacional da Justiça; do Governador do Estado, Renato Casagrande, da Subprocuradora Geral da Justiça, Andrea Machado e da Presidente da OAB-ES, Erica Ferreira Neves.

Participaram também do evento o Subdefensor Público Geral do ES, Saulo Alvim Couto; o Procurador-Chefe da Procuradoria da República no ES, Carlos Vinicius Soares Cabeleira; o Procurador Geral do Estado do ES, Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga; o Supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais, Desembargador Eder Pontes, o Secretário de Estado de Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades também do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Na ocasião foi criada também uma Vara Colegiada com competência privativa para processar e julgar crimes praticados por organizações criminosas e delitos de lavagem de dinheiro, o NJ4-ORCRIM em conformidade com a Lei Federal número 12.694/2012.

 

Pular para o conteúdo