Poder Judiciário estuda parceria para melhorar eficiência em Tecnologia da Informação

Representantes do Prodest visitaram o Data Center do TJES e participaram de uma reunião com a Presidência e a STI.

O Poder Judiciário do Espírito Santo está estudando uma parceria para melhorar a sua infraestrutura tecnológica. Por isso, nesta segunda-feira (13/03), a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Presidência do TJES receberam representantes do Prodest, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo.

No primeiro momento, as equipes visitaram as instalações do novo Data Center do TJES e, em seguida, se reuniram no Salão Nobre para conversar sobre a possibilidade de iniciar estudos de viabilidade técnica entre as Instituições.

O objetivo da cooperação é identificar serviços que podem ser prestados pela autarquia ao Poder Judiciário, o que poderia reduzir os custos nos contratos do Judiciário, mantendo a continuidade dos sistemas computacionais e melhorar a comunicação do TJES com os Fóruns e também com outros órgãos do estado. Dessa forma, toda a sociedade seria beneficiada com uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente.

De acordo com a secretária de TI do TJES, Christine Rossi, já existe uma parceria bem sucedida com o Prodest no link de dados entre a Corregedoria de Justiça e o Site do TJES. “O que a gente busca agora é uma economicidade nos links de comunicação entre o Tribunal e as unidades judiciárias”.

O Diretor-presidente do Prodest, Renzo Colnago, explicou que a parceria poderia aumentar a velocidade de tráfego de informações em até 10 vezes: “Hoje, o Prodest conta com mais de 150 pontos de fibra ótica que interconectam os órgãos estatais na Ilha de Vitória. A capacidade de transmissão dos cabos é de 1 a 10 Gb de dados”.

Para o Juiz assessor especial da presidência, Anselmo Laranja, a reunião de hoje no Salão Nobre faz parte de uma busca pela excelência, mas a parceria ainda é um embrião. “Para se firmar um Termo de Cooperação Técnica, é preciso realizar um processo licitatório e obedecer a todas as regras de caráter público”, explicou.

Vitória, 13 de março de 2017.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo