O cabeamento estruturado proporciona uma infraestrutura de tecnologia da informação mais segura, estável, flexível e escalável, além de facilitar o gerenciamento e a manutenção dos sistemas.
Com o objetivo de assegurar uma infraestrutura tecnológica adequada ao pleno funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e dos demais sistemas administrativos em operação, a atual gestão da Presidência do Tribunal de Justiça do ES (TJES) decidiu promover a padronização de todas as instalações de rede do Poder Judiciário do Espírito Santo.
A iniciativa integra o Programa de Modernização do Poder Judiciário do Espírito Santo – PROMOJUES, executado por meio de financiamento externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Encontra-se em andamento a primeira etapa do processo de implantação do cabeamento estruturado nas unidades de primeiro grau, com investimentos estimados em aproximadamente R$ 5 milhões.
O cabeamento estruturado proporciona uma infraestrutura de tecnologia da informação mais segura, estável, flexível e escalável, além de facilitar o gerenciamento e a manutenção dos sistemas. A solução segue normas técnicas internacionais, garantindo compatibilidade, elevado desempenho e maior durabilidade, ao mesmo tempo em que reduz a ocorrência de falhas e os custos de manutenção futura.
Já foram contempladas com a substituição e padronização do cabeamento as Comarcas de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia, Piúma e Pinheiros, bem como a sede da Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES). As Comarcas de Aracruz e Guaçuí encontram-se em fase final de execução dos serviços.
A previsão da gestão é concluir a primeira etapa do projeto — que ainda contempla a inclusão de novas Comarcas — até o primeiro semestre de 2026, possibilitando, na sequência, o início da segunda etapa, com a ampliação da modernização para todo o Poder Judiciário estadual.
Conheça mais sobre o PROMOJUES
O Programa de Modernização do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo –
PROMOJUES, instituído pela Resolução TJES 06/2023, trata-se de um conjunto de ações planejadas e coordenadas de aperfeiçoamento dos instrumentos de governança institucional, de transformação digital e de gestão estratégica visando elevar a eficiência Poder Judiciário capixaba e ampliar o acesso à justiça de sua população.
Embora a transformação digital seja o suporte do Programa, importante destacar que esta é apenas um vetor para a modernização de processos e a criação de uma governança judiciária forte e robusta, sob o aspecto da consolidação da missão institucional.
O objetivo geral de desenvolvimento do Programa é melhorar a qualidade dos serviços de justiça do Poder Judiciário do Espírito Santo para uma justiça mais acessível e eficiente. Já os objetivos específicos são:
1 – Melhorar o acesso à justiça e a prestação de contas no fornecimento de serviços pelo Poder Judiciário;
2 – Aumentar a eficiência operacional na gestão judicial através da modernização de processos e da transformação digital.
Conheça mais sobre o PROMOJUES aqui:
TJES » PROMOJUES – Programa de Modernização do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo
Texto: Bruno Toledo, Coordenador Geral do PROMOJUES
Carol Veiga
Assessoria de Imprensa e Comunicação do TJES








