Presidente do TJES assina convênio com Governador para implantar sistema de RH do Estado no Judiciário

Presidente do TJES e Governador do Espírito Santo sentados à mesa assinando documentos.

Termo de cooperação assinado nesta segunda (01/7) estende a utilização do Sistema Integrado de Administração de RH do Espírito Santo ao Tribunal de Justiça.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, e o governador do Estado, Renato Casagrande, assinaram, nesta segunda-feira (01), um Termo de Cooperação Técnica, que estende a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) ao Tribunal de Justiça.

A solenidade, realizada no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, contou, ainda, com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Abudib, do diretor do Foro de Vitória, juiz de direito Marcelo Loureiro, da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso de Macedo Lugon, do juiz assessor especial da presidência do TJES, Fábio Brasil Nery, do secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque e da Secretária de Gestão de Pessoas do TJES, Cintia Simões Varejão.

O presidente do TJES agradeceu ao governador do Estado por partilhar a utilização do SIARHES com o Tribunal de Justiça, o que, segundo o desembargador, trará mais segurança, transparência, agilidade e modernidade à administração:

“Esse é um momento histórico para nós. A implantação de um sistema unificado, que atenda às necessidades de gestão do PJES, está em total consonância com as diretrizes do planejamento estratégico do Poder Judiciário, que necessita de informações gerenciais de qualidade e à disposição. O sistema de Recursos Humanos do Espírito Santo (SIARHES), ferramenta consolidada na gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamentos no Poder Executivo do Estado, apresenta todas as características imprescindíveis para atender às necessidades do PJES”, concluiu o desembargador Sérgio Gama, agradecendo o empenho de todos os envolvidos, tanto do executivo quanto do judiciário, na celebração do termo de cooperação.

Em sua fala, o governador do Estado Renato Casagrande exaltou a parceria que existe hoje do Poder Judiciário com o governo do estado, principalmente na área de segurança pública e sistema prisional, e destacou a importância da integração entre os Poderes:

“Este ato de hoje é muito importante. Fechamos seis meses de governo, num momento político tenso e um momento econômico incerto. Avançamos bastante nesses primeiros seis meses e queremos avançar ainda mais nos próximos anos. Um resultado é sempre constituído com a participação de todos e temos certeza que a tecnologia vai nos dar ainda mais oportunidades”, destacou.

Segundo a secretária Lenise Loureiro, a implantação do Siarhes, além de ser uma união de esforços para uma melhor a gestão de recursos humanos no Estado, também traz agilidade e economia à gestão pública, beneficiando diretamente a sociedade:

“A assinatura deste Termo de Cooperação faz parte de nossa política de inovação que quer usar a tecnologia em favor da sociedade. O Siarhes possibilita a automação de processos de RH, trazendo economia aos cofres públicos e celeridade nas tomadas de decisões”, pontuou. O objetivo é sempre fazer circular tecnologias que possam levar serviço público de qualidade para o cidadão”, concluiu.

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso de Macedo Lugon, agradeceu o apoio do governador do Estado e destacou que é um prazer auxiliar o Poder Judiciário. “A Prodest estará sempre à disposição”, frizou.

O Siarhes permite a integração dos registros de Recursos Humanos (RH) com a folha de pagamento, garante mais facilidade na obtenção de informações de pessoal para a tomada de decisões estratégicas, a padronização na aplicabilidade das regras legais, e a possibilidade de automação de processos de RH, entre outros benefícios.

Dessa forma, a adesão ao sistema vai contribuir para que o TJES atenda aos requisitos para a transferência eletrônica de dados, que vão alimentar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), do Governo Federal, e que será obrigatório para os órgãos públicos a partir de janeiro de 2020.

Além disso, a padronização dos dados existentes entre os Poderes torna mais fácil a gestão das informações no âmbito estadual. O termo de cooperação é válido por 60 meses, e pode ser prorrogado por igual período.

Pitch Gov.ES

Na mesma solenidade, o governador do Estado assinou o decreto que regulamenta, no Estado, o programa Pitch Gov.Es, que prevê a participação de startups de todo o País, na solução de desafios da administração pública.

De acordo com o projeto, as startups contribuirão com métodos, experiências e ferramentas tecnológicas, otimizando recursos e melhorando a vida do cidadão.

O novo programa do governo foi apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça, pela Secretária de Gestão e Recursos Humanos do Estado, Lenise Loureiro, no dia 14 de maio deste ano, quando a secretária convidou o Tribunal de Justiça para também participar do programa.

Na ocasião, o presidente do TJES ressaltou a importância da iniciativa do governo Estadual. “A ideia é muito boa, moderniza o Estado e tem todo o nosso apoio”, destacou o desembargador Sérgio Gama.

Vitória, 01 de julho de 2019

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira (com informações da Seger) | mpferreira@tjes.jus.br
Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo