Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, institui Comitê de Implantação do SEI

Palácio Renato de Mattos, sede do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo. detalhe da entrada do prédio onde se vê a escadaria e a parte da estrutura em vidro espelhado.

O Sistema Eletrônico de Informação será utilizado para todos os processos administrativos do Judiciário Estadual.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, instituiu, nessa quarta-feira (25), o Comitê de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do Ato Normativo nº 152/2017, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario).

O SEI é um software de gestão de processos administrativos, que permite a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento. Dessa forma, o projeto elimina a limitação física do papel, gerando eficiência, economia de dinheiro público e transparência administrativa.

Cabe ao Comitê de Implantação do SEI, gerenciar o processo de implantação do sistema, inclusive com a elaboração e divulgação de seu Manual de Procedimentos; zelar pelo cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma de implantação; deliberar sobre as funcionalidades disponíveis para cada perfil de acesso; e propor, em parceria com a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, ações de divulgação relativas ao SEI.

Além do Comitê de Implantação do sistema, ainda foi instituído pelo Presidente do Tribunal de Justiça, nessa quarta-feira (25), o Comitê Deliberativo do Sistema Eletrônico de Informações, por meio do Ato Normativo nº 153/2017, também publicado no e-diario.

O Comitê Deliberativo do SEI tem como atribuições: zelar pelo cumprimento do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica nº 10/TRF4, firmado com o Conselho dos Tribunais de Justiça; aprovar as propostas de revisões normativas referentes ao processo administrativo eletrônico no âmbito do PJES; gerenciar o processo de ampliação e aperfeiçoamento do sistema; e apresentar à Presidência do TJES políticas e normas que garantam o adequado funcionamento do SEI.

O Ato Normativo nº 153/2017 também trata das funções da Coordenadoria da Informação Documental e da Secretaria de Tecnologia da Informação no gerenciamento do Sistema Eletrônico de Informação no Judiciário Estadual. Além da responsabilidade das unidades administrativas do PJES de produzir documentos no SEI e assim contribuir para o processo de aperfeiçoamento da gestão de documentos. Pois, todo documento oficial produzido no âmbito administrativo do Poder Judiciário Estadualpassará a ser elaborado por meio do editor de textos do sistema, de acordo com o Manual de Procedimentos, que será elaborado pelo Comitê Deliberativo.

Saiba mais

O SEI é um sistema de gestão documental criado e desenvolvido por servidores da Justiça Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido ao Conselho dos Tribunais, sem custos, para transmissão da cessão a outros Tribunais de Justiça.

O sistema foi ofertado gratuitamente ao TJES, por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado, em 2011, pelo então Presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Manuel Alves Rabelo. Em 2013, o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, Presidente do TJES nesse período, publicou a Resolução nº 70/2013, que normatizou a implementação do Sistema Eletrônico de Informação. No dia 04 de agosto, o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Desembargador Annibal de Rezende Lima, e o Presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, assinaram um Termo de Adesão para que o TJES integre a Rede Colaborativa do SEI, se comprometendo a encaminhar exclusivamente ao Comitê Técnico as demandas técnicas e de negócios, sugestões de melhoria e aperfeiçoamento. Isso permitiu ao TJES ter acesso à versão 3.0, a mais atual.

Vitória, 26 de outubro de 2017

 

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva e Maira Ferreira (com informações do TRF4) | elcrsilva@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo