“Essa sessão solene de abertura do Ano Legislativo transcende o rito constitucional e se projeta como afirmação do compromisso republicano com a democracia”, afirmou a Presidente do TJES.
O plenário da Assembleia Legislativa do ES (Ales) ficou lotado na tarde desta segunda, 2/2, para a realização da sessão solene de abertura dos trabalhos do Ano Legislativo. A Presidente do Tribunal de Justiça do ES (TJES), Desembargadora Janete Vargas Simões prestigiou o evento ao lado do Governador do Estado, Renato Casagrande, o Vice Governador, Ricardo Ferraço, o Vice Presidente do TJES, Desembargador Fernando Zardini Antonio, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do ES (TRE-ES), Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, Desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos e Desembargador Raphael Americano Câmara
O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos, compôs a mesa principal ao lado de todas as autoridades entre elas, o chefe do Ministério Público estadual (MPES), Francisco Berdeal; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCES), Luiz Carlos Ciciliottti, o defensor público-geral, Vinicius Chaves; o procurador-Chefe Ministério Público Federal (MPF-ES), Vinicius Cabeleira; o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB); o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio de Castro, a presidente da OAB-ES, Érica Neves e o Secretário Geral do TJES, Juiz Anselmo Laranja.
Em seu discurso, a Desembargadora Janete frisou que “essa sessão solene de abertura do Ano Legislativo transcende o rito constitucional e se projeta como afirmação do compromisso republicano com a democracia, a legalidade e a confiança da sociedade em suas instituições. É neste espaço que a sociedade tem representatividade e escuta ativa. É aqui que constroem-se as leis e se fiscalizam os atos do poder público. Esperamos uma postura firme e ética visando interesse público e os valores que sustentam a república”.
Vitória, 2 de fevereiro de 2026
Carol Veiga
Assessora de Imprensa e
Comunicação do TJES








