Cerca de seis mediadores, distribuídos por três salas, atuarão durante todo o dia, de segunda a sexta, realizando até sessenta mediações por semana.
Seguindo a tendência de se observar o operador de direito cada vez mais como um pacificador, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, inaugurou ontem, no dia 18 de junho, o 11º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
Na nova unidade, cerca de seis mediadores, distribuídos por três salas, vão atuar durante todo o dia, das 8 da manhã às 18h, de segunda a sexta, para realizar até sessenta mediações por semana, atuando inicialmente em processos das varas de família. O CEJUSC está instalado no Fórum Cível de Serra, avenida Carapebus, nº 226, no Bairro São Geraldo em Carapina. No local serão realizadas sessões de conciliação e mediação processuais e pré-processuais, bem como atendimentos e orientações.
“Estou muito feliz com essa inauguração, esse núcleo vai ajudar muito na efetivação da justiça, porque o objetivo principal é buscar a conciliação ou mediação, e quando você consegue lograr êxito em consolidar uma conciliação você consegue trazer harmonia, porque você traz a paz social”, afirmou o Presidente durante a inauguração.
Além do presidente do TJES, estiveram presentes à Cerimônia, a Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Desembargadora Janete Vargas Simões, o Juiz de Direito Diretor do foro de Serra, Alexandre Farina Lopes e o Desembargador Carlos Simões Fonseca.
Também participaram da solenidade o Prefeito de Serra, Audifax Barcelos, o Promotor de Justiça Hermes Zanetti Junior, e o Presidente da 17ª Subseção da Serra da OAB-ES, Ítalo Scaramussa, além de diversos magistrados e servidores que atuam no fórum onde o novo CEJUSC foi instalado.
A convite da Coordenadora do NUPEMEC, os juízes Maria Inês Bermudes Rodrigues, Thiago Vargas Cardoso e Fábio Gomes Gama Júnior atuarão na coordenação da unidade de Serra, homologando os acordos que forem celebrados e gerindo as atividades de uma maneira geral.
Segundo a Desembargadora Janete Vargas, a expectativa de resultado desta nova unidade é das melhores: “nós temos excelentes servidores já capacitados como mediadores, então o serviço a ser prestado é de qualidade. Também temos um grupo de servidores e magistrados extremamente envolvidos com o processo de mediação, então a nossa expectativa é a melhor possível”.
A implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) leva em consideração a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A instalação foi autorizada pelo Ato Normativo Nº 066/2018 de 27 de março, que autoriza a instalação da 11º Unidade no Juízo de Serra, em conformidade com a Resolução nº 17, do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, publicada no Diário da Justiça em 15 de Abril de 2013.
Vitória, 18 de junho de 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Thiago Figueredo | thflopes@tjes.jus.br e Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br