Solenidade no Palácio Anchieta contou com a presença do Governador do Estado e do Desembargador Fernando Zardini Antonio, dentre outras autoridades.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, Desembargador Annibal de Rezende Lima, participou, nesta quinta-feira (24/8), a convite do Governo do Estado, da solenidade de entrega do 13º “Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes” a personalidades e instituições que lutam pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio-ambiente.
Além do Governador Paulo Hartung, a solenidade, realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, contou com a presença do Desembargador Fernando Zardini Antonio; do Sub-Procurador Geral de Justiça Institucional do MPES, Gustavo Modenesi Martins da Cunha; do Secretário de Estado dos Direitos Humanos Júlio Pompeu, além de outras autoridades.
Receberam o 13º “Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes” os médicos Jolindo Martins, já falecido, e Diego Dalcamini e as instituições AAOCA, ACESA, AVEDALMA, CEBI-ES E ACDV.
Durante a solenidade, o Presidente do TJES foi convidado a falar e destacou, na oportunidade, a importância de se homenagear Dom Luis Gonzaga Fernandes, que dá nome ao prêmio que está em sua 13ª edição e que, segundo o Desembargador Annibal, “deu vez e voz às classes menos favorecidas da sociedade capixaba e o fez com muita firmeza, coragem e grandeza de espírito. Dom Luis foi um exemplo de cidadão, merecedor das homenagens desta geração e das gerações futuras”.
O Desembargador Annibal de Rezende Lima também lembrou que foi o Desembargador Fernando Zardini Antonio, presente na solenidade, quem assinou, então como Secretário de Estado da Justiça, juntamente com o Governador Paulo Hartung, o texto da lei que instituiu o Prêmio “Dom Luis Gonzaga Fernandes”, em agosto de 2004.
Dom Luis, que foi Bispo Auxiliar de Vitória e faleceu em abril de 2003, trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais.
Assim, o “Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes” se tornou uma forma de reconhecer quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, a entrega do Prêmio acontece sempre na quinta-feira útil que precede o dia 24 de agosto, data em que Dom Luis Gonzaga Fernandes estaria aniversariando.
Vitória, 24 de agosto de 2017
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br