Presidente do TJES cumpriu sua primeira agenda após a posse ao lado da primeira mulher presidente da OAB-ES
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Janete Vargas Simões, protagonizou mais um momento histórico e emblemático nesta sexta-feira (12). Um dia após a sua posse, a primeira mulher presidente do TJES foi à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Espírito Santo (OAB-ES), e se reuniu com a diretoria da OAB e conselhos da advocacia, dando um sinal claro de que o diálogo e a interlocução serão pilares da sua gestão – compromisso já assumido na posse, realizada na última quinta-feira (11).

O encontro foi marcado pelo respeito mútuo e também pela emoção. Erica Neves, primeira mulher presidente da OAB-ES, entregou uma placa à desembargadora Janete destacando seu trabalho e sua história de dedicação ao Poder Judiciário. “Vocês não têm ideia de como esse momento é importante para a advocacia”, assinalou a presidente da Ordem, acrescentando em seguida: “Estou emocionada de ter o privilégio de assistir a sua posse e estar à frente da presidência da OAB. Nós temos o privilégio de viver esse momento histórico do sistema judicial capixaba”.

A presidente Janete Vargas, por sua vez, disse estar muito impactada com a presença maciça da advocacia no encontro. “Deixo aqui o compromisso de um diálogo permanente. Estamos neste momento com o presidente da Associação dos Magistrados do Estado tomando posse, e eu optei por vir conversar com vocês. Meu discurso de diálogo não é uma retórica. Vou analisar cada pedido da OAB”, assinalou.

Para Janete, a OAB e o Judiciário terão uma caminhada com reciprocidade e equilíbrio. “Vamos trabalhar muito em prol de um sistema de Justiça mais igualitário e mais humanizado”, garantiu.
Vitória, 12 de dezembro de 2025
Com informações da presidência do TJES
Fotos: Rômulo Benha
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação do TJES








