Quem explica o assunto é o desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, supervisor da Infância e Juventude.
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo aderiu ao Pacto Nacional de Prevenção do Risco Sexual Precoce e Gravidez na Adolescência. E para explicar esse assunto, o Just Talk – podcast do TJES, convidou o desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, que é Supervisor das Varas da Infância e Juventude do Poder Judiciário Estadual.
Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos revelam que, somente em 2020, nasceram mais de 380 mil filhos de mães crianças e adolescentes. Para o desembargador, essa realidade brasileira tem como principais causas o início precoce da vida sexual, a desinformação sobre métodos contraceptivos, aspectos socioeconômicos e conflitos no ambiente familiar.
“E como impactos, além da mortalidade materna, há o nascimento prematuro do bebê, aborto, anemia, depressão pós parto, entre outros. Há uma grande mudança de vida, já que os adolescentes acabam deixando a escola”.
Para o magistrado, a família e a escola exercem papel fundamental de informar, educar e orientar sobre sexualidade, além estimular a conversa e a reflexão sobre riscos e mudanças que uma gravidez precoce pode trazer para o resto da vida dos adolescentes.
Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/tjesoficial/episodes/63–Gravidez-na-Adolescncia-e1e670d
Macrodesafio: Garantia dos Direitos Fundamentais.
Vitória, 11 de fevereiro de 2022
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | tspenedo@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br