Primeira usina fotovoltaica do Poder Judiciário Estadual entra em operação em Pedro Canário

Usina fotovoltaica.

Ao todo, serão instaladas 38 usinas, capazes de gerar aproximadamente 200 MWh de energia por mês.

A primeira usina fotovoltaica instalada pelo Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) entrou em operação na última terça-feira (24/10), no fórum Desembargador Vicente Vasconcelos, da comarca de Pedro Canário.

As obras de instalação das usinas, popularmente conhecidas como usinas de geração de energia solar, nos fóruns do Espírito Santo, tiveram início em setembro.

Ao todo, serão instaladas 38 usinas, capazes de gerar aproximadamente 200 MWh de energia por mês. Isso equivale a cerca de 25% de todo o consumo de energia do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo. A economia que será obtida está estimada em torno de R$ 200 mil reais por mês.

“Todas as usinas vão produzir quantidades de energia superiores ao seu consumo. A energia excedente é jogada na rede da concessionária de energia e é convertida em créditos que serão utilizados para pagar as contas de outros fóruns. Portanto, não serão apenas os 38 que serão beneficiados com essa iniciativa da presidência do TJES”, destacou o secretário de engenharia do TJES, Wagner Marques.

A conclusão das instalações está prevista para o dia 11 de dezembro. Após esta data, a EDP leva aproximadamente duas semanas para substituir o relógio de entrada de energia de cada edificação e a geração de energia começar a ser contabilizada.

Macrodesafios:

  • Promoção da sustentabilidade
  • Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira

Vitória, 25 de outubro de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira (com informações da Secretaria de Engenharia, Gestão predial e Equipamentos) | imprensa@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

foto: Kelly/pexels

Pular para o conteúdo