Evento destinado a assistentes sociais e psicólogos do PJES acontece dia 10/11.
Psicólogos e assistentes sociais participam, no dia 10 de novembro, do curso “Produção de Documentos Técnicos do Serviço Social e de Psicologia no Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo”. O encontro acontece de 8 às 12 horas, no Salão Pleno do TJES, e de 13 às 18 horas, na Sala 3 de Treinamento da Emes e no Salão Nobre do TJES.
A capacitação contará com a presença da psicóloga do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Lívia de Tartari Sacramento, e da assistente social do TJSP Rita de Cássia Silva Oliveira. Representantes da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário (FASP), do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) participarão da mesa de abertura.
De acordo com Emilly Marques Tenório, assistente social da Central de Apoio Multidisciplinar da Comarca de Guarapari, o curso visa discutir as questões éticas e técnicas que envolvem os estudos sociais e as avaliações psicológicas, que são realizados pelos técnicos.
“O curso é importante porque o nosso trabalho contempla a realização de estudos sociais e avaliações psicológicas que subsidiam a decisão judicial. Precisamos refletir sobre as questões éticas que permeiam a produção dos nossos documentos já que isto pode ter grandes impactos na vida dos que acionam o sistema de justiça”, destacou Emilly.
No período da manhã, “instrumentos e técnicas de análise e intervenção no Poder Judiciário: a responsabilidade ética na produção de documentos” será o tema da mesa redonda formada pela psicóloga do TJSP Lívia de Tartari Sacramento; pela psicóloga do TJES Grayce Lourdes Amboss Merçon Leonardo; pela assistente social do TJSP Rita de Cássia Silva Oliveira; e pela assistente social do TJES Jaqueline da Silva.
Às 13 horas haverá oficina temática sobre temas da dimensão técnico-operativa do profissional e dos instrumentos e técnicas de análise e intervenção de assistentes sociais e psicólogos no Poder Judiciário.
Para se inscrever, clique aqui.
Programação: 8h: Credenciamento e welcome coffee 8h15: Mesa de abertura: Escola de Magistratura (EMES), Fórum de Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário (FASP), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) 9h: Mesa Redonda “Instrumentos e técnicas de análise e intervenção no Poder Judiciário: a responsabilidade ética na produção de documentos” Lívia de Tartari Sacramento (psicóloga TJSP), Grayce Lourdes Amboss Merçon Leonardo (psicóloga TJES), Rita de Cássia Silva Oliveira (assistente social TJSP) e Jaqueline da Silva (assistente social TJES) 11h: debate 12h: intervalo para almoço 13 às 18h: Oficina temática direcionada para cada categoria específica, coordenada pelos professores convidados. Abordará temas da dimensão técnico-operativa do profissional e dos instrumentos e técnicas de análise e intervenção de Assistentes Sociais e Psicólogos no Poder Judiciário. O formato de oficinas visa a uma construção da práxis profissional e possibilita à discussão de casos. O horário do intervalo será administrado pela instrutora do curso. |
Vitória, 21 de outubro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br