Projeto inovador do TJES foi destaque em encontro nacional, em Brasília, sobre o protagonismo da mulher no Poder Judiciário

Projeto do Núcleo de Justiça Restaurativa que pode ser realizado com vítimas de violência doméstica surpreendeu os participantes do evento

Entre os dias 19 e 21 de março, servidoras do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (Nugjur) marcaram presença no I Encontro Nacional de Mulheres na Justiça Restaurativa, realizado no Conselho da Justiça Federal em Brasília. O evento reuniu experiências de diversos estados dando visibilidade ao protagonismo feminino na construção de uma justiça mais humana e acessível.

Ao todo 226 mulheres de todo o país estiveram presentes. O Espírito Santo foi representado pela Mariana Rodrigues Pereira, assessora do Desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, presidente do Nugjur. E pela coordenadora do Nugjur, Jaklane de Souza Almeida, que apresentou o projeto de vivência chamado: Diálogo Interior e Paz Emocional – uma experiência autoexpressiva com o Bastão que fala.

“É uma vivência que une Justiça Restaurativa e Arteterapia. A ideia é criar um espaço seguro para que mulheres possam expressar suas emoções e histórias. As participantes são convidadas a confeccionar seu próprio bastão, e com ele, dar voz ao que sentem que está silenciado”, explicou Jaklane.

A proposta inovadora serviu de inspiração para todo o país, seja na realização de círculos de justiça restaurativa na comunidade, no sentido de prevenir, ou com vítimas de violência doméstica e familiar já atendidas pela justiça.

O encontro foi uma oportunidade valiosa para fortalecer redes de apoio e promover a reflexão sobre o papel das mulheres na construção de soluções restaurativas. E a participação do TJES reafirma o compromisso com a inovação, a promoção da igualdade de gênero e a Justiça Restaurativa.

Vitória, 24 de março de 2025

 

Texto: Tais Valle
imprensa@tjes.jus.br

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Cominucação do TJES

 

Pular para o conteúdo