Robótica Cidadã é o melhor projeto social do ES

amigos justica 130

O projeto da Associação Amigos da Justiça atende crianças em situação de risco social.

amigos justica 400

Por meio de Edital, o estaleiro Jurong Aracruz (EJA) selecionou o “Robótica Cidadã”, da Associação Amigos da Justiça, Educação, Cidadania e Arte, junto com mais sete projetos, para receber apoio financeiro. O projeto atende 36 crianças em situação de vulnerabilidade social que moram na comunidade de Barra do Riacho, município de Aracruz.

O projeto desenvolve nas crianças o conhecimento sobre a tecnologia de automação industrial. “Os meninos desenvolvem a questão tecnológica através da montagens de robôs e eles estão sendo preparados para serem futuros profissionais para atuar em sistemas que envolvam a integração, solução de problemas e automação ”, bem como o raciocínio lógico matemático, a concentração e coordenação motora, afirmou a presidente da Associação Amigos da Justiça, Pollianny Siqueira Silva Santos.

Para o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), “o projeto reveste-se de importância social, na medida em que desenvolve competências indispensáveis à inclusão dos jovens no mercado de trabalho,” destaca a coordenadora de Sustentabilidade do EJA, Aparecida Demoner.

Através da Metodologia LEGO EDUCATION “aprender fazendo” são ministradas aulas de robótica e lançados desafios a serem superados pelas crianças, fortalecendo as diferentes áreas do conhecimento e desenvolvendo valores para toda a vida, tais como atitude de liderança, trabalho em equipe e socialização. Dinâmicas são desenvolvidas a fim de apresentar as diferentes atitudes de um líder empreendedor. As aulas ocorrem semanalmente e, além disso, uma vez por mês é ministrada oficina de cidadania, meio ambiente, prevenção a drogas, etc.

Além dessa atividade a Associação tem uma importante parceria com a Fundação educacional Antonio Dadalto (FEAD) e Conselho Popular de Aracruz(CONSPAR), o qual oferece cursos de capacitação para a demanda adulta daquela comunidade.

A presidente da Associação afirma que o trabalho em equipe, respeito ao próximo e a socialização, são as respostas ao trabalho realizado com as crianças e adolescentes. “No último sábado de cada mês palestrantes falam sobre conscientização cidadã e, a cada três meses, é feita avaliação. O resultado tem sido a melhoria no comportamento e nas notas dos alunos”, finalizou.

A Associação Amigos da Justiça executa o projeto por intermédio da Empresa ZOOM EDUCATION FOR LIFE, representante exclusiva da LEGO EDUCATION no Brasil, que é totalmente custeado pela ZOOM EDUCATION FOR LIFE, Estaleiro Jurong e Imetame Metalmecânica , não havendo custos para o Estado.

A Associação foi criada em 2008, idealizada pelo juiz Gedeon Rocha Lima Junior, titular da Comarca de Ibiraçu. O objetivo era atuar preventivamente por meio do exercício de atividades de inclusão social com crianças e adolescentes.

Na época havia 12 crianças e adolescentes incluídas no programa. Atualmente, a Associação atende direta e indiretamente 586 crianças e adolescentes na região, com cursos de música (violino, violão e flauta), artes, robótica educacional e palestras de cidadania. É utilizada uma área física do Fórum de Ibiraçu.

Durante a fase de implementação da prática, foi formada uma equipe de voluntários que tem por objetivo oferecer estratégias preventivas e atuantes para reforçar os fatores de proteção em especial ao jovem e à família, fortalecendo a autoestima, despertando a capacidade de criação através de atividades lúdicas e pedagógicas. As crianças e os adolescentes são selecionados através de triagem feita pela assistente social do Projeto e os selecionados participam das atividades de acordo com as aptidões neles identificadas.

 

Vitória, 08 de abril de 2014

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
mcbrito@tjes.jus.br

Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Pular para o conteúdo