Durante o programa Bem Estar da Rede Globo, especialistas enfatizaram a importância dos óculos com lentes coloridas. Estes óculos não são apenas acessórios para compor um visual diferenciado. As cores agem como filtros ou barreiras para determinadas faixas de luz, protegendo os olhos e eliminando reflexos ou interferências
A oftalmologista Denise Freitas explicou cada uma das cores e suas funções. Confira:
Lentes amarelas – segundo especialistas, o amarelado das lentes tem a função de proteger algumas camadas da retina. Devem ser evitadas durante o dia, mas podem ser muito úteis ao entardecer, por aumentar o contraste das cores. Para quem dirige à noite, elas amenizam a luminosidade dos faróis.
Lentes azuis – são ideias para locais onde há muita interferência de cores quentes como o vermelho e o laranja. Elas quebram um pouco a agressividade das cores quentes e promovem uma sensação de descanso aos olhos. A lente azul (Vídeo Filter) diminui o cansaço visual de quem passa muitas horas diante do computador, e também é indicada para praticar esportes em locais onde há muito verde.
Lentes esverdeadas – essas são clássicas, presentes nos solares mais usados em todo o mundo. Mas, por ter a capacidade de realçar o verde na paisagem, é também usada por esportistas que precisam estar atentos a uma pista ou caminho, desviando da vegetação. O esverdeado é uma cor que também está entre as que proporcionam conforto aos olhos.Recomendadas para os idosos
Lentes marrons – a lente marrom é indicada para o dia-a-dia de exposição ao sol. De acordo com a especialista Denise Freitas, algumas camadas da retina são mais protegidas por essa cor. A dica é: pessoas com mais de 6 graus de miopia vão se sentir mais confortáveis e protegidas com solares de lentes marrons.as lentes marrons Acomodam bem os olhos em dias em que há grande variação de luz (dias ensolarados que se tornam nublados e vice-versa) e absorvem até 80% da luz, aumenta o contraste e a percepção de profundidade. Indicadas em caso de Miopia e Astigmatismo.
Lentes cinzentas – são lentes versáteis, indicadas para quem quer sentir conforto absoluto quando exposto a sol muito forte. Algumas dessas lentes são capazes de bloquear quase que totalmente a luminosidade do sol, o que garante máxima proteção se os óculos tiverem mesmo proteção contra os raios UVS. Óculos muito escuros permitem a dilatação da retina. Portanto,a mínima incidência do sol sem proteção adequada pode ser muito prejudicial.
Lentes pretas/cinza escuro– ideais para casos pós-cirúrgicos. Não devemos usar lentes pretas em ambientes fechados, muito escuros, pois além de ser desconfortável e reduzir a visão, a retina pode passar a ter sensibilidade ao menor grau de luminosidade.
Lentes Vermelhas – Oferece mais contraste em situações como o amanhecer, o entardecer e na presença de neve. Por isso, também é usada nas máscaras para a prática desse esporte.
Então já sabe: óculos com certificação e protetor solar são garantia de pele bronzeada e nenhuma dor de cabeça! Siga essas dicas e aproveite, ainda tem muito verão pela frente.