O local oferece um ambiente moderno e com estrutura acolhedora para atender de forma exclusiva e personalizada.
Agora os advogados da Região Sul do Estado têm um novo ponto de suporte para tornar o seu trabalho mais ágil e eficiente. Foi inaugurada na tarde desta segunda, 4/8, a mais nova Sala VIP da advocacia. Localizada no Fórum de Cachoeiro de Itapemirim, o local oferece um ambiente moderno e com estrutura acolhedora para atender de forma exclusiva e personalizada a demanda das advogadas e dos advogados.
A inauguração contou com a presença do desembargador Samuel Meira Brasil Jr, presidente do Tribunal de Justiça do ES (TJES); com Érica Ferreira Neves, presidente da OAB do Espírito Santo; com o diretor do Fórum de Cachoeiro, Bernardo Fajardo Lima.
Assim como outras iniciativas, essa inauguração faz parte das cinco fases da implementação das Secretarias Inteligentes, que são: criação das secretarias unificadas (já iniciada em anos recentes), reestruturação do atendimento, otimização do fluxo de trabalho, automação do fluxo de trabalho com ferramentas de inteligência artificial e, por fim, a integração das secretarias nas regiões virtuais.
Por sua vez, o atendimento humanizado do projeto Justiça Inteligente tem 4 níveis de atuação. O nível 1 utiliza terceirizados para soluções simples dos advogados e do público em geral, o nível 2 destina-se a situações processuais de média complexidade, geralmente por servidor público, enquanto o nível 3 cuida de situações de alta complexidade, geralmente solucionadas nas Salas privativas destinadas à advocacia. O atendimento nível 4 – que terá alta eficiência operacional – será inaugurado nos próximos dias. Todos os níveis de atendimento serão resolutivos e humanizados.
Para o Desembargador Samuel Meira Brasil Jr, a Sala VIP que integra as Secretarias Inteligentes, vai contribuir para agilizar o andamento dos processos. “O objetivo é criar condições de trabalho que minimizem o trabalho repetitivo, através da personalização do atendimento, proporcionando, assim, uma melhor organização, uma maior facilidade na entrega dos trabalhos”, afirma.
Érica Ferreira Neves, presidente da OAB do Espírito Santo, destaca a importância da iniciativa. “Uma sala exclusiva de atendimento com servidores atendendo a advocacia é muito importante, porque a justiça 4.0 não pode afastar a advocacia das suas prerrogativas. Essa sala mostra o respeito que o Tribunal tem com a advocacia e a preocupação em manter nossas prerrogativas, em tornar o nosso dia a dia mais eficiente e mais produtivo”.
Vitória, 06 de agosto de 2025
Texto: Carol Veiga.
Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES