Buscando superar desafios, a STI consolidou parcerias com diversas instituições, como CNJ, Banestes e Prodest.
A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo encerra o biênio 2018/2019 celebrando diversas conquistas, obtidas com o apoio do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGTI), que é responsável por direcionar, monitorar e avaliar continuamente a atuação da gestão da STI.
Uma das melhorias implementadas foi a instalação e expansão do VolP, que registrou 8,26% de economia em contas telefônicas em 2018. Já em 2019, até o mês de setembro, a economia foi de 14,93%. Com as supressões de linhas telefônicas previstas para 2020 a economia prevista será de aproximadamente 30%.
Buscando superar desafios, durante os anos de 2018 e 2019, a STI também consolidou parcerias com diversas instituições, como CNJ, Banestes e Prodest. O apoio técnico e os serviços contratados nessas parcerias tornaram possíveis a implantação do Sistema de Depósito Judicial, a migração para o Siarhes (Sistema de Recursos Humanos do Estado), o ingresso do Poder Judiciário Estadual na rede metropolitana de alta velocidade e a evolução do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Aliás, o projeto de expansão do PJe para o 2° Grau, uma das principais metas da gestão do desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, teve início em 2019 e encontra seu ápice na próxima quinta-feira (05/12), com o lançamento do sistema na 2ª instância, inicialmente para a interposição e tramitação de Agravos de Instrumento Cível, seus incidentes e recursos dele decorrentes.
Já o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que havia começado a ser usado em 2018, se tornou obrigatório para os documentos administrativos da segunda instância desde março de 2019, e da primeira instância no mês de agosto, trazendo mais economia e celeridade nos trâmites de processos administrativos, bem como segurança e qualidade na prestação dos serviços.
Motivo de orgulho para o TJES, o SIGA/ES foi escolhido como modelo para o novo Cadastro Nacional de Adoção. Em 2018, o sistema recebeu melhorias, e foi migrado para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2019, quando foi expandido para outros Tribunais, passando a ser o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). A equipe do PJES continua atuando no aprimoramento do sistema, principalmente na integração com o PJe.
Em atendimento à Resolução nº 211/15 do CNJ, a STI ainda elaborou um Plano de Capacitação visando ao desenvolvimento de novas competências, tanto operacionais como gerenciais, necessárias ao quadro de servidores da secretaria. A iniciativa foi aprovada pelo CGTIC em 05/10/2018, conforme Ata de Reunião Nº 019/2018 e diversas capacitações já foram realizadas no biênio, como Itil 4, Imersão Ágil, Zabbix, Pentaho e Oracle.
Esses e outros avanços podem ser conferidos no Relatório de Gestão elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e disponível aqui.
Vitória, 29 de novembro de 2019.
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Texto: Elza Silva com informações da STI | elcrsilva@tjes.jus.br
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