Secretaria Inteligente Cível de Vitória inaugura sala de apoio aos advogados

O desembargador Samuel Meira Brasil Jr, presidente do TJES, com Érica Ferreira Neves, presidente da OAB do Espírito Santo. e o juiz Rodrigo Cardoso de Freitas posam para foto.

Evento aconteceu no Fórum Cível de Vitória.

Nesta quarta-feira (21), aconteceu a inauguração da Sala de Apoio OAB no Fórum Cível de Vitória, que tem como objetivo oferecer um atendimento personalizado e exclusivo para os advogados. O evento contou com a presença do desembargador Samuel Meira Brasil Jr, presidente do TJES, com Érica Ferreira Neves, presidente da OAB do Espírito Santo.

Assim como outras iniciativas, essa inauguração faz parte das cinco fases da implementação das Secretárias Inteligentes, que são: criação das secretarias unificadas (já iniciada em anos recentes, no Juízo de Vitória), otimização do fluxo interno de trabalho, reestruturação do atendimento ao público, automação de rotinas cartorárias com ferramentas de inteligência artificial generativa e integração das secretarias nas regiões virtuais.

Samuel Meira Brasil Jr.

Para o desembargador Samuel Meira Brasil Jr, presidente do Tribunal de Justiça, é um desafio que visa agilizar o andamento dos processos. “O objetivo é criar condições de trabalho que minimizem o trabalho repetitivo, através da personalização do atendimento, proporcionando, assim, uma melhor organização, uma maior facilidade na entrega dos trabalhos”, afirma.

Rodrigo Cardoso.

De acordo com o juiz Rodrigo Cardoso de Freitas, oferecer um atendimento destacado é essencial. ““Aqui no Fórum Cível, temos uma Central de Atendimento Unificada que acolhe todos aqueles que necessitam recorrer ao Judiciário. No entanto, para facilitar a satisfação dos usuários externos, especialmente dos advogados, criamos — por orientação e determinação da Presidência — esta sala de apoio e atendimento exclusivo para os advogados. A ideia é oferecer uma atenção especial a todos que eventualmente necessitem de um atendimento diferenciado”, explica.

Érica Ferreira.

Érica Ferreira Neves, presidente da OAB do Espírito Santo, destaca a importância da iniciativa. “Uma sala exclusiva de atendimento com servidores atendendo a advocacia é muito importante, porque a justiça 4.0 não pode afastar a advocacia das suas prerrogativas. Essa sala mostra o respeito que o Tribunal tem com a advocacia e a preocupação em manter nossas prerrogativas, em tornar o nosso dia a dia mais eficiente e mais produtivo”.

Vitória, 22 de maio de 2025

 

Texto: Robertha Araújo

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social do TJES
imprensa@tjes.jus.br

Pular para o conteúdo