Ordem de Serviço nº 03/2018, do corregedor geral da Justiça, foi publicada no Diário da Justiça nesta sexta-feira, 13.
O corregedor geral da Justiça, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, determinou a utilização obrigatória do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), na Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo (CGJ-ES), por meio da
Ordem de Serviço nº 03/2018, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (e-diario) nesta sexta-feira, 13.
Dessa forma, a partir do dia 20 de abril, a utilização do SEI será obrigatório para o registro e processamento dos seguintes procedimentos e documentos: Consultas, Pedidos de Orientação ou Informações à Corregedoria; Pedidos de Providências; Correição Virtual; Procedimentos Administrativos relativos às informações de Sistemas Eletrônicos (CRC, CNIB, SREI, SIRC etc); Procedimento de Análise de Portarias; Representação por excesso de Prazo; Correição Parcial; Apostilamento; Inspeção aos Serviços de Acolhimento (CEJA); Controle das destituições e adoções atrasadas (CEJA); Audiências Concentradas (CEJA); Auditoria SIGA/ES (CEJA); Expediente de Controle: Sentenças de adoção pronta (CEJA); e Expedientes internos, Ofícios e Comunicações.
O desembargador Samuel Meira Brasil Júnior também determinou, a partir do dia 1º de julho, a implantação da 2ª etapa de utilização do Sistema Eletrônico de Informações, quando deverão tramitar exclusivamente pelo SEI: Procedimento Administrativo de Fiscalização; Inspeção Judicial e Extrajudicial; Correição Ordinária, Extraordinária e Estrutural; Visita Correicional; Processo de Habilitação de pretendentes domiciliados no Brasil (CEJA) e no Exterior (CEJA); assim como Expediente de Controle Especial: Crianças e Adolescentes disponíveis para adoção (CEJA).
O SEI é um software de gestão de processos administrativos que possibilita a tramitação virtual de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento. Assim, o sistema acaba com a limitação física do papel e proporciona agilidade nos procedimentos, economia de dinheiro público e transparência administrativa.
Desde o último dia 19/03, os requerimentos administrativos dos servidores lotados no 2º Grau de Jurisdição do Poder Judiciário estadual passaram a ser, obrigatoriamente, encaminhados pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) às Seções da Coordenadoria de Recursos Humanos, da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJES.
O Informativo, publicado no Diário da Justiça no dia 13/03, traz todos os requerimentos que devem ser recebidos pelo sistema, como comunicação de gozo de férias, alterações de dados pessoais, elogios, certidões e declarações, gratificações e contratação de estagiários na 2ª instância, entre outros. Para acessar o Informativo,
clique aqui.
O acesso ao sistema está disponível através do site do Tribunal de Justiça Estadual (
www.tjes.jus.br), clicando no link SEI, no menu principal da página inicial do endereço.
Vitória, 13 de abril de 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
www.tjes.jus.br