Praticamente todos os 30 participantes estavam vivenciando a prática pela primeira vez e puderam enxergar no Yoga não apenas as posturas, mas uma oportunidade de autoconhecimento e autocuidado.
O que seria um dia habitual de trabalho transformou-se em uma experiência inédita para os colaboradores surdos que trabalham na digitalização de processos do Tribunal de Justiça do ES. Pela primeira vez, eles tiveram a oportunidade de participar de uma aula de Yoga do projeto Justa Mente, acompanhada por um intérprete em Libras, garantindo que todos pudessem usufruir plenamente dos benefícios dessa prática milenar.
Durante a prática, os participantes foram guiados a conectar corpo e mente, aprendendo a desacelerar e a trazer a atenção para o presente. Sorrisos e olhares de serenidade se espalharam pelo espaço, à medida que a tensão do cotidiano se dissipava a cada respiração profunda.
Praticamente todos os 30 participantes estavam vivenciando a prática pela primeira vez e puderam enxergar no Yoga não apenas as posturas, mas uma oportunidade de autoconhecimento e autocuidado.
“O Yoga é uma ferramanta poderosa porque traz benefícios físicos, mentais e emocionais. No tapetinho, aquietamos a mente, nos conectamos com nossa essência e acessamos nossa força interior. Nos tornamos mais conscientes de nossas sensações e dos nossos limites”, explicou a instrutora e servidora do TJES, Tais Valle.
Com a interação e a comunicação facilitada pela interpretação em Libras, a aula tornou-se um espaço de inclusão e empoderamento, onde todos puderam não apenas sair com a sensação de leveza, mas se sentir parte de uma comunidade que busca o bem-estar.
“Foi importante porque no dia a dia, as pessoas surdas são mais ansiosas, tem a mente mais agitada por acharem que não estão sendo compreendidas. Então o Yoga traz paz, tranquilidade e ajuda a saírem da bolha e sentirem que o mundo está os aceitando mais. Tenho certeza de que eles vão compartilhar essa vivência e serão eternamente gratos por esse momento”, comemorou Lucas Pereira da Silva, colaborador administrativo.
A vivência reafirma o compromisso do TJES em criar um ambiente de trabalho inclusivo, onde cada colaborador se sinta valorizado e conectado com os benefícios das práticas em prol da sua saúde mental.
Saiba Mais
O projeto de Yoga Justa Mente foi lançado recentemente com o objetivo de melhorar a saúde mental e emocional de servidores e colaboradores, reduzindo o estresse e a ansiedade, trazendo mais qualidade de vida. As práticas acontecem normalmente às sextas-feiras, no Térreo do TJES, ao lado do Espaço Cultural.
Vitória, 16 de abril de 2025
imprensa@tjes.jus.br
Carol Veiga
Assessora de Imprensa e
Comunicação do TJES