Mutirões foram realizados com o objetivo de retomar os trabalhos prestados à população após as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo.
Solidariedade de servidores da Justiça em mutirões após as fortes chuvas que atingiram o Estado no último mês de dezembro marcaram os últimos dias do ano passado. O trabalho continua nos Fóruns do Poder Judiciário do Espírito Santo mais atingidos no Estado. Em Itaguaçu, servidores passaram a véspera e o dia de Natal limpando o local, que ficou em situação precária devido às chuvas, segundo Brígida Fraga Sad, secretária de Gestão do Fórum. “Muitos servidores tiveram suas próprias casas atingidas, mas realizamos um mutirão para limparmos o local da lama”, contou.
Brigida Sad afirma que faltou energia elétrica e comunicação por seis dias. Na cidade, a água chegou à altura aproximada de 1,5m, e cerca de 300 processos ficaram molhados, mas poderão ser recuperados. O retorno das atividades está previsto para o próximo dia 11, com possibilidade de adiamento caso ocorra nova avaliação contrária das equipes técnicas do TJES quanto à abertura do Fórum.
Os Fóruns de Barra de São Francisco e Itarana também sofreram alagamento. A previsão de retorno dos trabalhos é dia 7 de janeiro. Em Barra de São Francisco, o diretor do Fórum, juiz Edmilson Rosindo Filho, participou dos trabalhos e informou que todos os servidores, cerca de 30, com exceção de 4 deles, que perderam tudo na enchente, ajudaram a limpar o Fórum.
“Motoristas, assessores, funcionários terceirizados, analistas judiciários, chefes de cartório, oficiais de Justiça… Todos prestaram solidariedade unindo forças para recuperar o material atingido pelas chuvas. Até a presidente do Conselho Tutelar de Água Doce veio ajudar, junto ao marido, filhos e netos, crianças de 10 e 8 anos. Foi emocionante!”, contou.
O magistrado Edmilson também parabenizou o TJES pelo apoio. Equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e técnicos analisaram a parte elétrica e estrutural do prédio, e já está agendada a entrega de mesas, ares-condicionados e computadores.
O diretor do Fórum de Itarana, juiz Luís Eduardo Fachetti de Oliveira, contou que por duas vezes, assim que as águas baixaram, principalmente as servidoras mulheres foram limpar o Fórum. “Quando o abastecimento de água foi restabelecido, no último sábado, todas foram ao local, com boa vontade, para ajudar a limpeza. Os seguranças também participaram da ação”.
O magistrado ressaltou a importância dos servidores serem a referência no momento de crise durante as enchentes. “Muitas pessoas buscavam informações sobre o que fazer, como agir, com os serventuários da Justiça. Pelo trabalho que realizamos na Comarca, isso é muito importante para nós”, finalizou.
Demais Fóruns do Estado estão funcionando normalmente, apesar de terem apresentado problemas como infiltração e/ou goteiras.
Vitória, 03 de janeiro de 2014
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Natália Bongiovani e Marcia Brito
Tels.: 3334-2261 / 3334-2262
nfbongiovani@tjes.jus.br
mcbrito@tjes.jus.br
Andrea Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2261/ 98892 9828
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br