A formação tem como objetivo a capacitar gestores e equipes na área de orçamento com base no Planejamento Estratégico do TJES.
Os servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do ES (TJES) tiveram a oportunidade de começar o ano com uma ampla formação estratégica. A Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes) realizou o curso “Formação das Equipes Gestores do TJES em Orçamento Público”, ao longo de todo o dia desta sexta, 16/1 na sede da Emes.
O curso ministrado de forma híbrida pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas do ES (TCES), Alexsander Binda Alves, foi realizado com o objetivo de atender os preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado que preza pela eficiência, responsabilidade, transparência e segurança jurídica considerando as diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Estiveram presentes na abertura do curso na EMES, o Desembargador Júlio César Costa de Oliveira, Diretor da EMES; Desembargadora Marianne Júdice, Supervisora das Varas Cíveis; o Secretário-Geral da TJES, Juiz Anselmo Laranja, Juíza Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé, coordenadora acadêmica da EMES e de modo online, a Juíza Cristina Eller.

“Uma equipe qualificada não apenas cumpre a lei, mas entende de estratégias de mercado, com melhores compras e celeridade, o que tanto buscamos. O curso de formação de equipes gestoras é, hoje, um dos pilares mais críticos para a administração pública brasileira, especialmente com a vigência da Lei de Licitações de Contratos. Desde 2024, a capacitação deixou de ser apenas uma recomendação e passou a ser uma exigência legal para a designação de agentes políticos que atuam no processo”, afirmou o Desembargador Júlio César Costa de Oliveira, Diretor da EMES.
“O que se busca com essa ampla formação oferecida pela EMES é a eficiência plena e a redução de erros. Visamos ao domínio das ferramentas legais, do sistema eletrônico e compras digitais e também a melhor fiscalização de contratos para sermos cada vez mais assertivos e com equipes treinadas capacitadas tendo como base o Planejamento Estratégico do TJES”, frisou o Secretário-Geral da TJES, Juiz Anselmo Laranja.

Texto: Carol Veiga e Rafaela Aguiar
Informações à imprensa:
Assessora de comunicação do TJES:
Carol Veiga
Vitória, 16/01/2026








