O reconhecimento foi pelo desenvolvimento do Sistema de Acompanhamento de Contratações (SIAC).
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) ganhou, na última semana, prêmio pelo case “Desenvolvimento e implantação do Sistema de Acompanhamento de Contratações” (SIAC) durante o Congresso Brasileiro de Gestão e Fiscalização de Contratos. O prêmio foi recebido pelo secretário de Finanças e Execução Orçamentária do TJES, Fábio Cardoso Mello, e pelos servidores Rita de Cássia Barcellos Almeida e Thiago Akson Knupp de Souza.
Para Fábio Cardoso, o prêmio é resultado do esforço de toda a equipe da secretaria de Finanças e da secretaria de Tecnologia da Informação, que trabalharam arduamente para que o Tribunal de Justiça do Espírito Santo fosse “conhecido nacionalmente como um Poder Judiciário efetivo, disseminador e realizador de ações inovadoras e de boas práticas de gestão”.
Toda a experiência relatada foi publicada no material do evento, realizado de 26 a 29 de agosto, em Foz do Iguaçu, com o objetivo de proporcionar o aumento da eficiência da atuação administrativa no controle dos contratos por meio da discussão sobre a teoria e a prática da gestão e da fiscalização. “O congresso foi de altíssimo nível, onde buscamos aliar a teoria à prática, fixar conceitos fundamentais e avançar na discussão de temas relevantes e polêmicos”, destacou o secretário de Finanças e Execução Orçamentária do TJES.
O SIAC
O Sistema de Acompanhamento de Contratações (SIAC) é um instrumento gerencial desenvolvido pela Secretaria de Finanças do TJES para acompanhar as contratações realizadas pelo Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo.
O SIAC permite a sistematização de rotinas e procedimentos, a atualização de informações gerenciais e de dados referentes à execução financeira dos contratos. O sistema também controla o número de gestores e o vencimento dos contratos, por meio da emissão de um alerta ao gestor, ao chefe imediato e ao secretário sobre o término do prazo.
Vitória, 3 de setembro de 2014
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br