Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial para quem cumpre pena em regime aberto será implantado em Guarapari na próxima segunda-feira, 03

Mulher tendo seu rosto escaneado por biometria facial.

Comparecimento será registrado por meio do aparelho celular.

Guarapari recebe o Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref) para reeducandos na próxima segunda-feira (03). O Saref já funciona no Juízo de Vitória (3ª e 9ª Varas Criminais) e nas Comarcas de Alfredo Chaves, Domingos Martins, São Mateus, Linhares, Colatina, Barra de São Francisco e Cachoeiro de Itapemirim.

Após o cadastro no Saref, as pessoas que cumprem pena em regime aberto e livramento condicional na Comarca passam a registrar o comparecimento mensal de forma eficiente e segura por meio do aparelho celular. Além do reconhecimento facial para autenticar a identidade dos indivíduos, o sistema também possui uma ferramenta de georreferenciamento para verificar de qual local está sendo registrado o comparecimento.

A medida elimina a formação de filas e evita a interrupção na rotina de trabalho e estudo dos reeducandos, que antes precisavam ir presencialmente até o Fórum para se apresentarem, bem como otimiza as atividades desenvolvidas e o serviço prestado pelas Comarcas.

O projeto é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir de iniciativa desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e disponibilizada na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ) do CNJ.

No Espírito Santo, a ação é organizada pela equipe da Coordenadoria das Varas Criminais e de Execuções Penais do TJES, que tem como supervisor o desembargador Eder Pontes da Silva e como coordenador o juiz José Augusto Farias de Souza.

Vitória, 30 de janeiro de 2025

 

Texto: Carol Veiga
imprensa@tjes.jus.br

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

foto: rawpixel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo