Desembargador Annibal de Rezende Lima autorizou a STI retomar todos os serviços eletrônicos do Judiciário na tarde de 4 de janeiro.
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizou com grande sucesso a Parada Programada em seus serviços de Tecnologia da Informação (TI). Os trabalhos realizados desde o dia 20 de dezembro até a data de hoje, foram concluídos com grande êxito e o Presidente do TJES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, autorizou a STI a retomar todos os serviços eletrônicos do Poder Judiciário Estadual.
A Secretária da STI, Christine Rossi, destaca que houve um grande empenho e dedicação a essa Parada Programada por parte dos servidores da STI do TJES. Com isso, os sistemas que estavam previstos para ficarem indisponíveis de 20 de dezembro a 07 de janeiro de 2017, puderam ser retomados antes da data prevista.
Na tarde desta quarta-feira, 04/01, o site do TJES voltou a navegar normalmente e, consequentemente, todos os Sistemas Eletrônicos já estão operando. Mas o trabalho não para por aí. Até o dia 09 de fevereiro, será realizada uma operação assistida, portanto, qualquer situação atípica na rotina de utilização dos sistemas poderá ser comunicada para a STI pelo seguinte endereço eletrônico: atendimentosti@tjes.jus.br
Essa Parada foi planejada de forma detalhada desde o início da gestão. Houve um grande esforço no planejamento, por parte da equipe técnica da STI, daí o sucesso no resultado. A previsão inicial era de quase três semanas de trabalho. Mas houve uma união de esforços e o Presidente do Tribunal de Justiça autorizou o retorno dos Sistemas e do Site do TJES antes do tempo previsto.
O que foi feito durante a Parada Programada
A secretária da Tecnologia da Informação, Christine Rossi, explicou que o Sistema de Banco de Dados do TJES era antigo e alguns equipamentos de infraestrutura estavam com contratos próximos a vencer, ficando assim, sem os suportes necessários.
Então, durante a Parada, todos os dados dos Sistemas do Poder Judiciário Estadual foram migrados para equipamentos mais modernos, mais velozes, com suporte técnico dos fornecedores. Além disso, houve manutenção do data center utilizado pela STI, manutenção do gerador, um trabalho feito pela Secretaria de Engenharia, e manutenção no banco de baterias
A secretária da STI destacou ainda, que uma Parada Preventiva é algo positivo no calendário de rotina de TI, pois os equipamentos ficam defasados e necessitam de manutenção periódica. Portanto, um trabalho desse porte só resulta em benefícios para os usuários dos Sistemas Eletrônicos do Poder Judiciário. A expectativa é uma melhoria na performance das aplicações.
Agradecimento
Christine Rossi também destaca que o resultado positivo foi alcançado pelos esforços em conjunto da STI com a Secretaria de Engenharia e de Infraestrutura, que forneceram todo o suporte necessário, além dos usuários dos sistemas que participaram da fase de homologação.
Ressalta ainda, o apoio da Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJES, que defendeu a iniciativa e explicou a importância da Parada Programada para os desembargadores, que em sessão do Tribunal Pleno, aprovaram e apoiaram a medida.
Christine também considera importante o apoio que o TJES recebeu dos técnicos do Banestes, que acompanharam a STI na execução dos trabalhos.
Vitória, 04 de Janeiro de 2017.
Informações à Imprensa:
Texto: Andréa Resende | imprensa@tjes.jus.br
Assessora de Comunicação do TJES
www.tjes.jus.br