Durante o evento, foram abordados temas para auxiliar a elaboração do Plano de Logística Sustentável do TJES.
Foi realizado nesta quinta-feira, 06, das 8 às 17 horas, no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, o curso “Gestão Socioambiental no Poder Judiciário e o Plano de Logística Sustentável”. Membros do Núcleo Socioambiental e da Comissão de Gestão Socioambiental do TJES, e servidores do TRE que atuam em projetos na área socioambiental e de sustentabilidade, participaram do evento.
O curso teve entre seus objetivos capacitar a Comissão de Gestão Socioambiental para o desenvolvimento do planejamento e execução do Plano de Logística Sustentável (PLS) no TJES, e para isso foi convidada a professora Elizete Lanzoni Alves, servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Durante a capacitação, foram abordados temas como “Responsividade e responsabilidade ambiental no âmbito da Administração Pública” e “Planejamento Estratégico Sustentável e o controle dos gastos públicos”, entre outros.
Para a professora, “a importância do Plano de Logística Sustentável para o Judiciário, além de um controle no mérito de gastos, é a conexão que ele tem com o próprio planejamento estratégico, para ações de curto, médio e longo prazo. O CNJ pretende, com a resolução 201, fazer um levantamento de gastos públicos com água, telefonia, combustível, por exemplo, fazendo com que os Tribunais criem núcleos de gestão ambiental para melhorar as condições da gestão de resíduos e materiais”.
Sobre o aproveitamento do curso, Elizete diz ter achado “sensacional”. “É um público muito participativo, tem boas ideias, eles estão no caminho certo, criando a estrutura correta, levando a sério a resolução 201/2015. São pessoas muito qualificadas para trabalhar a gestão ambiental”, afirmou.
Núcleo Socioambiental
A constituição do Núcleo atende à Resolução nº 201, de 03 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação dos núcleos socioambientais, de caráter permanente, nos órgãos do Poder Judiciário de todo o País para o planejamento, a implementação e o monitoramento de metas anuais e avaliação de indicadores de desempenho.
Além da criação do Núcleo Socioambiental, a Resolução também estabelece a constituição de uma Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.
Plano de Logística Sustentável
O Plano de Logística Sustentável é um instrumento vinculado ao planejamento estratégico das instituições com foco na eficiência do gasto público, com descrição das práticas de racionalidade, sustentabilidade e combate ao desperdício.
Elizete Lanzoni Alves
Elizete é doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado pela Universidade de Alicante. Atua como coordenadora de Projetos na Secretaria de Gestão Ambiental e como professora da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Vitória, 06 de agosto de 2015.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elvio Filho – esfilho@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br