TJES conquista o Selo Prata do Prêmio CNJ de Qualidade

No ranking geral do CNJ, o TJES ficou à frente de 10 tribunais estaduais.

Reconhecimento histórico. O Tribunal de Justiça do ES (TJES) conquistou o Selo Prata do Prêmio CNJ de Qualidade. A premiação é definitiva e aconteceu na tarde desta terça-feira (2/12), no Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Florianópolis, com a presença de representantes de todos os tribunais brasileiros.

A avaliação do prêmio é abrangente, envolvendo quatro principais eixos: Dados e Tecnologia, Governança, Transparência e Produtividade. O TJES teve resultados expressivos nos três primeiros critérios, somando 75,4% de pontuação. Além de uma melhora substancial no quarto eixo, Produtividade, assegurando a primeira premiação dessa natureza na história do Tribunal.

“Estamos muito felizes. Quero agradecer a todas e todos, principalmente aos juízes e servidores que trabalharam para tornar essa conquista possível. Esse prêmio é de vocês!”, afirmou o Presidente do TJES, Desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

Equipe do TJES recebendo o prêmio no CNJ

O Prêmio CNJ de Qualidade é concedido anualmente durante o encontro que reuniu os(as) presidentes de todos os tribunais para avaliação dos resultados alcançados e definição das Metas Nacionais para o ano subsequente.

A premiação tem como principais objetivos:

  • Estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de governança e gestão no Poder Judiciário;
  • Contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional;
  • Promover a transparência e a melhoria na prestação de informações;
  • Incentivar o aperfeiçoamento do Sistema de Estatísticas do Poder Judiciário, bem como o uso da inovação e da tecnologia;
  • Fomentar o desenvolvimento de subsídios para o planejamento estratégico e para a formulação das Metas Nacionais do Judiciário.

    A avaliação é baseada em um robusto sistema de pontuação, estruturado a partir das políticas judiciárias previstas em regulamento. São considerados mais de 50 critérios, desdobrados em mais de 150 itens avaliativos, totalizando aproximadamente 2.300 pontos possíveis — com adaptações específicas para cada ramo da Justiça.

    O Prêmio CNJ de Qualidade consolida-se como um importante instrumento de valorização da boa governança, da gestão estratégica, da inovação e da transparência no Poder Judiciário. Ao reconhecer os tribunais que se destacam em suas práticas, o CNJ estimula uma cultura de excelência e promove o contínuo aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade.

Vitória, 2 de dezembro de 2025

Texto: Carol Veiga

Assessora de Imprensa e

Comunicação do TJES

Pular para o conteúdo