TJES discute implantação de método Apac e Equoterapia em Linhares para reinserção social de reeducandos.

A reunião reforçou o compromisso das instituições envolvidas na busca por soluções eficazes para o sistema prisional.

Na última segunda-feira (17), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) sediou uma reunião entre representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares (Consel), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O encontro teve como objetivo discutir a implantação do método APAC em Linhares, além da construção de arenas para Equoterapia anexas à Penitenciária Regional e mais duas salas de aula para atendimento educacional no Centro de Detenção e Ressocialização (CDRL).

Durante a reunião, o Consel solicitou apoio do Ministério Público e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) para viabilizar as iniciativas. O método APAC, reconhecido nacionalmente, busca a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio da disciplina, do trabalho e da valorização humana. E a Equoterapia seria mais uma alternativa para a reeducação física, psicológica e reinserção social por meio do contato com cavalos.

Participaram do encontro o desembargador Eder Pontes da Silva, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF); o juiz José Augusto Farias de Souza, coordenador do GMF; representantes do Consel; o promotor de Justiça, doutor César Ramaldes; o presidente do Consel, Edivaldo Antônio Santana; e o secretário de Estado da Justiça.

A reunião reforçou o compromisso das instituições envolvidas na busca por soluções eficazes para o sistema prisional e para a inclusão social, fortalecendo a cooperação entre os órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Vitória, 19 de fevereiro 2025

Texto: Tais Valle (com informações da Coordenadoria das Varas Criminais)

Carol Veiga
Assessora de Imprensa
e Comunicação Social | TJES

Pular para o conteúdo